1. PROPRIEDADES FÍSICAS BÁSICAS DOS SOLOS E DA ÁGUA: propriedades e textura dos solos, comportamento das argilas, estrutura do solo, propriedades físicas da água.
2. ÁGUA NO SOLO: energia da água no solo, potencial gravitacional, de pressão e osmótico, curva característica de umidade, histerese, medição de umidade e potencial da água no solo.
3. FLUXO DA ÁGUA NO SOLO SATURADO: Lei de Darcy, fluxo vertical, condutividade hidráulica, permeabilidade, porosidade, homogeneidade e isotropia, equações fluxo saturado.
4. FLUXO DE ÁGUA NO SOLO NÃO-SATURADO: condutividade, sucção e umidade, equação fluxo não–saturado, difusividade, medição difusividade e condutividade hidráulica.
5. MODELOS MATEMÁTICOS DE FLUXO DE ÁGUAS SUBSUPERFICIAIS: método das diferenças finitas e dos elementos finitos, fluxo permanente e transiente, zona saturada e zona não saturada, programas comerciais e de domínio público.
6. ENTRADA DA ÁGUA NO SOLO: infiltração, estratificação, escoamento superficial, ressecamento, redistribuição da água, capacidade de campo, drenagem.
7. EVAPORAÇÃO E TRANSPIRAÇÃO A PARTIR DOS SOLOS: ascensão capilar, evaporação contínua, salinização, plantas, umidade, sucção, taxa de transpiração, estimações.
8. HIDROLOGIA DE ENCOSTAS: ciclo hidrológico em encostas, infiltração e armazenamento, medição de fluxo subsuperficial, estudos de campo.
9. OCORRÊNCIA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: aspectos geológicos, aqüíferos não–consolidados, rochas, regiões desérticas/ilhas/planícies costeiras, fluxo regional.
10. ESTUDOS DE POTENCIAL DE AQÜÍFEROS E PRODUÇÃO POR POÇOS: métodos geofísicos de superfície, ensaios de equilíbrio e transientes, testes de recuperação.
11. QUÍMICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: reações químicas, ionização, oxidação, principais íons nas águas, compostos orgânicos, traçadores, isótopos radioativos.
12. TRANSPORTE DE MASSA: transporte por difusão e advecção, dispersão mecânica e hidrodinâmica, soluções analíticas, retardamento, atenuação de solutos, zona não–saturada.
13. MODELOS MATEMÁTICOS DE TRANSPORTE DE CONTAMINANTES: modelos analíticos, método de diferenças finitas e elementos finitos, programas e modelos comerciais.
14. MONITORAMENTO DA ÁGUA SUBSUPERFICIAL: poços de monitoramento, amostragem, limpeza, amostragem de gases, amostragem na zona não–saturada
15. REMEDIAÇÃO: medidas de controle na fonte, sistema de bombeamento e tratamento, recuperação de líquidos não miscíveis com a água, bioremediação no local.
_____________
Bibliografia
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING MATERIALS, ASTM Standards on Ground Water and Vadose Zone Investigations, ASTM, EUA, 1994.
ANDERSON, M.G. e BURT, T.P, Process Studies in Hillslope Hydrology, John Wiley, Inglaterra, 1992.
CUSTODIO, E. e LLAMAS, M.R., Hidrologia Subterranea, 2ª ed., Ediciones Omega, Espanha, 1993.
DOMENICO, P.A. e SWHWARTZ, F.W., Physical and Chemical Hydrogeology, Wiley, Estados Unidos, 1990.
FETTER, C.W., Contaminant Hydrogeology, Macmillan, EUA, 1993.
FETTER, C.W., Applied Hydrogeology, 3ª ed., Prentice–Hall, EUA, 1994.
HILLEL, D. Environmental Soil Physics, Academic Press, EUA, 1998.
NIELSEN, D.M., Practical Handbook of Ground–Water Monitoring, Lewis Publishers, Estados Unidos, 1991.
WANG, H. e ANDERSON, M.P., Introduction to Groundwater Modeling, Freeman, Estados Unidos, 1982.
WILSON, L.G., EVERETT, L.G. e CULLEN, S.J., Handbook of Vadose Zone Characterization and Monitoring, CRC Press, 1995
Dados da Disciplina
Código: 365220
Linha de Pesquisa: Geral
Natureza: Mestrado e Doutorado
Período: 2
Carga Horária: 60
Créditos: 4