PTARH é o Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília. Ele abrange as áreas de conhecimento de saneamento, engenharia sanitária, engenharia ambiental e engenharia de recursos hídricos.
O seu objetivo principal é a formação de profissionais de engenharia de alto nível, capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias, utilizar novos instrumentos para a elaboração de projetos e para execução e manutenção de sistemas de engenharia econômicos e seguros, empregando modelos matemáticos, técnicas computacionais e experimentais, bem como a formação de recursos humanos para o ensino e a pesquisa.
Os esforços de pesquisa do PTARH são direcionados para as seguintes linhas:
Desenvolvimento e aplicação de modelos matemáticos conceituais, numéricos, de apoio à decisão, de otimização, para o estudo e resolução de problemas ambientais e de recursos hídricos.
Aplicação de princípios teóricos e metodologias para a gestão racional do meio ambiente e dos recursos hídricos.
Desenvolvimento e aplicação de métodos e tecnologias para tratamento de águas para abastecimento, tratamento de águas residuárias, e de resíduos sólidos.
Estudo do comportamento das águas subsuperficiais, tanto na zona saturada quanto na zona não-saturada, e o estudo experimental e de modelos de simulação do movimento de águas subterrâneas e sua aplicação a problemas de contaminação e dispersão de contam.
Até Dezembro de 2015 Foram defendidas 177 Dissertações de Mestrado, 15 Teses de Doutorado assim como 3 estágios de Pós-doutoramento.
>> Veja as Teses & Dissertações Produzidas
>> Veja os Projetos em andamento ou já concluídos pelo PTARH
Criado em 1995 com o objetivo principal de aprimoramento científico e tecnológico dos profissionais de engenharia, envolvidos com problemas ambientais e de gestão de recursos hídricos.
A obtenção do título de mestre exige um mínimo de 40 créditos, sendo 13 créditos correspondentes a disciplinas obrigatórias, 2 ao Seminário de Dissertação, 10 créditos à Dissertação aprovada por uma comissão examinadora, e pelo menos 15 créditos correspondentes a disciplinas optativas. Os bolsistas deverão cumprir 2 créditos adicionais em Estágio de Docência. Cada aluno de mestrado terá que apresentar um Seminário de Dissertação e elaborar pesquisa com apresentação de uma Dissertação de Mestrado.
Iniciado em 2002, foi concebido para formar profissionais de alto nível, capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias, utilizar novos instrumentos para a elaboração de projetos e para a execução e manutenção de sistemas de engenharia, empregando modelos matemáticos, técnicas computacionais e técnicas experimentais, bem como conduzir a formação de recursos humanos para o ensino e a pesquisa.
A obtenção do título de doutor exige um mínimo de 80 créditos, sendo 21 créditos correspondentes a disciplinas obrigatórias, 2 aos Seminários de Doutorado, 40 créditos à Tese de Doutorado aprovada por uma comissão examinadora, e pelo menos 17 créditos correspondentes a disciplinas optativas. Cada aluno de doutorado deverá apresentar dois Seminários de Doutorado, ser aprovado no Exame de Qualificação ao Doutorado, e elaborar pesquisa com apresentação de uma Tese de Doutorado. . Os bolsistas deverão cumprir 4 créditos adicionais em Estágio de Docência.
Preferencialmente, podem-se candidatar aos cursos de Mestrado e Doutorado graduados e pós-graduados nos diversos campos da Engenharia, além de Agronomia, Arquitetura, Biologia, Ecologia, Geografia, Geologia, Química, Física, Meteorologia, Oceanografia, Matemática e Estatística.
O PTARH conta com sala de aula exclusiva do programa, sala de estudos para alunos em créditos, sala de computadores e salas de alunos com dissertação em curso.
O Programa conta ainda com os laboratórios de:
Saneamento Ambiental; >> Ver mais
Hidráulica, >> Ver mais
Climatologia e Hidrometria; >> Ver mais
Assim como uma Estação Piloto de Tratamento de Água. Os laboratórios são utilizados tanto para aulas práticas como para as pesquisas.
Os Projetos e pesquisas do PTARH trabalham em diferentes formas de cooperação com diversos orgãos públicos, entre eles:
Alexandre Kepler Soares (Coordenador) – Doutor, EESC-USP, São Carlos, 2007
Ariuska Karla Barbosa Amorim – Doutora, EESC-USP, São Carlos, 2000
Carlos Henrique Ribeiro Lima – PhD, Columbia University, EUA, 2009
Conceição de Maria Albuquerque Alves – PhD, Cornell University, EUA, 2005
Cristina Célia Silveira Brandão – PhD, Imperial College, Londres, RU, 1990
Dirceu Silveira Reis Junior – PhD, Cornell University, EUA, 2005
Francisco Javier Contreras Pineda – Doutor, Universidade de Tóquio, Japão, 2007
Henrique Llacer Roig – Doutor, UnB, Brasília, 2005
Oscar de Moraes Cordeiro Netto – Doutor, École Nationale des Ponts et Chaussées, Paris, França, 1995
Raquel Moraes Soares – Doutora, UFRJ, Rio de Janeiro, 2005
Rejane Ennes Cicerelli – Doutora, UNESP, Presidente Prudente, 2013
Ricardo Tezini Minoti – Doutor, EESC-USP, São Carlos, 2006
Sergio Koide – PhD, Imperial College, Londres, RU, 1990
Yovanka Pérez Ginoris – Doutora, UFRJ, Rio de Janeiro, 2006