» SUPORTE METODOLÓGICO PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE CONFLITOS RELACIONADOS AO USO DOS RECURSOS HÍDRICOSFERNÁN ENRIQUE VERGARA FIGUEROA

Neste trabalho, foi proposto o desenvolvimento de um suporte metodológico para a gestão estratégica de conflitos relacionados ao uso dos recursos hídricos. Esse suporte tem como objetivo oferecer meios para elaborar estratégias, ações e programas para a gestão dos recursos hídricos em situações em que os conflitos de uso pelos recursos hídricos não ocorrem ainda. Foram utilizadas as ferramentas de planejamento estratégico por meio de construção de cenários desenvolvida por Michel Godet, como análise estrutural por meio da metodologia MICMAC para a análise de variáveis, análise de atores utilizando o método MACTOR para análise de atores e a análise morfológica para a construção de cenários. Foi elaborada uma representação gráfica dos cenários para melhor retratá-los e dispor de ferramenta para avaliação da verossimilhança. Também, foi proposto tipologia de níveis de gestão dos recursos hídricos associados à condição esperada de demanda pelo uso da água e da qualidade da água, para orientar, de forma mais eficiente a aplicação de recursos para a gestão. O suporte metodológico foi testado em dois casos de estudo, na região hidrográfica da UHE Lajeado e na bacia do rio Sono, ambos no estado do Tocantins, escolhidos por serem regiões sem grandes conflitos pelo uso dos recursos hídricos, com grande disponibilidade hídrica e boa qualidade da água. Verificou-se que, apesar de a metodologia proposta incorporar uma série de considerações subjetivas e envolver juízo de valor do usuário, demonstrou a mesma ser de grande valia para reconhecimento e melhor entendimento dos problemas de gestão dos recursos hídricos em situações sem conflitos de uso da água, comprovada pela verossimilhança dos cenários construídos.

In this work, it was proposed the development of a methodological support to strategic management of conflicts related to water resources use. The support aim is to offer ways to create strategies, actions and programs for the water resources management in situations that the water resources conflicts haven’t happened yet. It was used strategic planning tools developed by scenarios construction development by Michel Godet, as structural analysis using the MICMAC methodology, actors analysis using MACTOR methodology and the morphological analysis to the scenarios construction. A graphic scenario representention was also elaborated for best representation and dispose a tool to evaluate the truthfulness. It was proposed typology of water resources management levels associated to the expected water demand condition for the water use and water quality to indicate the most efficient way of the application resources for management. The methodological support was tested in two study cases, in the Lajeado Hydropower hydrographic region and the Sono river watershed, both in the Tocantins state, which were chose because hasn’t exist important water resources conflicts with a good water availability and water quality. It was showed with a great value to recognize and better understanding problems about water resources management situations without water uses conflicts, checked a high truthfulness of the constructed scenarios, in spite of the methodology proposed has some subjective considerations and the user judgments value emission.

OSCAR DE MORAES CORDEIRO NETTO

Mônica Ferreira do Amaral Porto
Antônio Eduardo Leão Lanna
Marco Antonio Almeida de Souza