O presente trabalho constitui estudo de verificação sobre a potencialidade do Método Titulação após Oxi-Redução por Via Úmida (Walkley-Black) e do Método Refluxo Aberto (DQOm) para determinação da matéria orgânica em amostras de solos contaminadas por chorume de resíduos sólidos domésticos. Para o desenvolvimento do trabalho, montou-se um aparato experimental, em escala de laboratório, para proceder a contaminação das amostras de solo com o chorume. Foram utilizados nos ensaios de contaminação chorume com elevada carga orgânica (Demanda Química de Oxigênio entre 40.000 a 110.000 mgO2/l) e dois tipos similares de solos argilosos inorgânicos (Carbono orgânico inferior a 1,4%), caracterizados como latossolo vermelho. Também coletou-se amostras de solo naturalmente contaminadas do aterro Jockey Club-DF. A metodologia empregada envolveu ensaios de determinação da matéria orgânica nas amostras de chorume pelas análises de Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Carbono orgânico total (COT) e nas amostras de solo natural e contaminadas por meio das análises de Carbono Orgânico (C.O) e Demanda Química de Oxigênio modificada (DQOm), utilizando o Método Walkley-Black e o Método DQOm. As análises no solo foram realizadas sob condições úmidas e secas, objetivando comparação dos dados. Os resultados obtidos mostraram que o Método Walkley-Black e o Método DQOm apresentaram potencial para determinação da matéria orgânica nas amostras de solos, argilosos inorgânicos, contaminadas com chorume. Contudo, os melhores resultados foram encontrados nas amostras de solo com menores teores de matéria orgânica e nas amostras analisadas sob condições úmidas. Foram obtidos coeficientes de correlação dos valores esperados e dos valores encontrados nas amostras de solo com menores teores de C.O da ordem de 0,77 a 0,92. Foi possível também verificar que os dois métodos apresentaram resultados comparáveis, com diferenças médias dos teores de C.O nas amostras entre 0,03 a 0,08 gC/100 g solo facilmente oxidável. Observou-se que houve, pelos dois métodos, grau de consistência na determinação da matéria orgânica nas amostras de solo, oriundas do aterro Jockey Club, com dois níveis de contaminação pelo chorume.

The present work is related to the study of Wet Oxidation-Redox Titration (Walkley-Black) and Open Reflux (CODm) methods potentialities for organic matter determination in soil samples contaminated by leachate from domestic solid wastes. For the research development, an experimental laboratory scale apparatus was build up to control soil contamination by leachate. The leachate analysed in this work had a high organic load (Chemical Oxygen Demand range between 40.000 and 110.000 mg O2/l). Two similar inorganic clay soil types (organic carbon less than 1.4%) that could be classified as red latosol soils were used. The study also involved analyses of contaminated soil samples from a domestic solid waste dumping area (aterro Jockey Club-Brasília-DF). The comparison between organic matter variations in soil after leachate contamination was the methodological procedure adopted. For this comparison, leachate organic matter load were determined by Chemical Oxygen Demand (COD), Biochemical Oxygen Demand (BOD) and Organic Carbon (TOC) analysis. The soil organic matter contents before and after contamination was also verified using Walkley-Black and Open Reflux methods for organic carbon and chemical oxygen demand modify (CODm) determination. The soil analyses were done in dry and wet conditions for results comparison. The results showed that both methods (Walkley-Black and CODm) have potential for organic matter determination in inorganic clay soil samples contaminated by leachate from domestic solid wastes. Although, better results were found in soil samples with low previous organic matter contents and under wet conditions. The correlation coefficients between expected and determined values range from 0.77 to 0.92 in soil samples with low previous organic matter contents. The results of the two methods were comparable and presented average differences of the organic carbon values ranging between 0.03 and 0.08 gC/100g soil. The organic matter determination in soil samples from the Jockey Club dumping area were consistently determined using both methods with two levels of leachate contamination.

RICARDO SILVEIRA BERNARDES

Luciana Paulo Gomes