» REMOÇÃO DE SÓLIDOS SUSPENSOS DE EFLUENTES DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO POR MEIO DE PROCESSOS NATURAISTARCÍSIO DOS REIS QUEIROZ

Com a crescente necessidade de uma melhor qualidade dos efluentes de estações de tratamento de esgotos, as lagoas de estabilização passaram a ter seu uso questionado em função da constante presença de Sólidos Suspensos (SS) em seus efluentes. Este questionamento baseia-se na tese de que os SS podem provocar conseqüências indesejáveis ao corpo receptor, como o aumento na demanda de oxigênio, ou, no caso do reúso de água (direto ou indireto), surgimento de problemas de cor, sabor e odor na água. Isso faz com que seja conveniente o desenvolvimento de um processo complementar de tratamento de efluentes de lagoas de estabilização que possa ser aplicado em áreas mais exigentes quanto à qualidade do efluente e que permita a remoção de grande parte dos SS presentes em seus efluentes. O presente trabalho teve como objetivo acompanhar e comparar, no nível de escala piloto, o desempenho das seguintes alternativas de processos naturais de tratamento que se revelaram, a priori, promissoras na remoção de SS de efluentes de lagoas de estabilização: filtro intermitente de areia, filtro de pedra, escoamento superficial, terras alagadas construídas de fluxo subsuperficial (cultivadas com Typha sp.) e plantas aquáticas flutuantes (cultivadas com Eichhornia crassipes). A metodologia utilizada envolveu a realização de três carreiras de experimentos, com duração de dois meses cada. A primeira carreira envolveu o acompanhamento do desempenho das cinco alternativas, sendo a eficiência medida pelo grau de tratamento obtido e pela concentração efluente das seguintes características de qualidade da água: SS, clorofila-a, DQO, DBO5, NTK e fósforo total. Nas segunda e terceira carreiras, efetuou-se um estudo comparativo entre o filtro de pedra e as plantas aquáticas flutuantes, alternativas escolhidas como as mais eficazes, levando-se em consideração alguns critérios de avaliação. Os resultados, em termos de eficiência média global na remoção de SS, apresentados pelas unidades de filtro de pedra, terras alagadas construídas de fluxo subsuperficial, plantas aquáticas flutuantes, filtro intermitente de areia e escoamento superficial, trabalhando, respectivamente, com taxas de aplicação de 0,04 m3/m3.d, 0,024 m3/m2.d, 0,024 m3/m2.d, 0,10 m3/m2.d e 0,016 m3/m2.d, foram, respectivamente, de 95%, 91%, 80%, 45% e 31%. As unidades de filtro de pedra e plantas aquáticas flutuantes, operadas com taxas de aplicação quatro vezes maiores do que as primeiras, apresentaram eficiências médias globais de remoção de SS de 88% e 80%, respectivamente. O filtro de pedra mostrou ser mais capaz de garantir, de forma mais consistente, um efluente com concentrações de SS e DBO5 abaixo de 30 mg/L, ao passo que, na remoção de nutrientes, a unidade de plantas aquáticas flutuantes se destacou em relação ao filtro de pedra.

Crescent need of better quality of wastewater treatment effluents has put the use of Stabilization Lagoons into discussion due to the constant presence of Suspended Solids (SS) in their effluents. These SS may cause undesirable consequences to the receiving water bodies such as dissolved oxygen depletion, or, in case of direct or indirect water reuse, appearance of color, odor and taste. This reality demands the development of a complementary process for polishing stabilization lagoons effluents in order to reduce SS concentrations. The present work had the objective of verifying and comparing, in pilot plant scale, the performance of the following natural processes that revealed to be, at first instance, promising in the SS removal from stabilization lagoons effluents: intermittent sand filter, rock filter, overland flow, subsurface flow constructed wetlands (vegetated with Typha sp.), and floating aquatic plants (vegetated with Eichhornia crassipes). The applied methodology enrolled three stages of two months each. The first stage consisted in observation of performance of those five treatment alternatives. Efficiency was measured by the degree of treatment attained and by the effluent concentration in terms of the following water quality characteristics: SS, chlorophyll-a, COD, BOD5, TKN and Total Phosphorus. In the second and third stages, the two best alternatives, rock filter and the floating aquatic plants, which were chosen in the first stage according to some specific evaluation criteria, were compared. The results, in terms of global efficiency in SS removal, shown by the rock filter, subsurface flow constructed wetlands, floating aquatic plants, intermittent sand filter and overland flow, working, respectively, at the loading rates of 0,04 m3/m3.d, 0,024 m3/m2.d, 0,024 m3/m2.d, 0,10 m3/m2.d e 0,016 m3/m2.d, were, respectively, of 95%, 91% 80 %, 45% and 31%. Operating with loading rates of four times of the first ones, the rock filter and the floating aquatic plants had global efficiency of SS removal of 88% and 80%, respectively. Rock filter proved to be more capable of maintaining, in a more consistent way, effluents with concentrations of SS and BOD5 lower than 30 mg/L, although, the unit of floating aquatic plants was more efficient in the removal of nutrients.

MARCO ANTONIO ALMEIDA DE SOUZA

Roberto Feijó de Figueiredo

Cristina Célia Silveira Brandão

Polimento de efluentes , Processos naturais , Remoção de algas , Remoção de SS de Lagoas