» RELAÇÃO ENTRE A DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E A PROLIFERAÇÃO DO Aedes aegypti: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICOJAMACI AVELINO DO NASCIMENTO JÚNIOR

Trata o presente trabalho de um estudo epidemiológico descritivo ecológico observacional da proliferação do Aedes aegypti em Regiões Administrativas (RA’s) do Distrito Federal (DF), que tem como objetivos principais descrever a distribuição temporal e espacial dessa proliferação, bem como avaliar a potencialidade dos criadouros onde se desenvolve a larva do mosquito, em especial os criadouros observados como recipientes inservíveis caracterizados como resíduos sólidos. A descrição da proliferação do Aedes aegypti foi feita por meio da análise de dados extraídos do bancos de dados do Instituto de Saúde do Governo do Distrito Federal (ISGDF), provenientes das Campanhas de Combate à Dengue, no período de dezembro de 1997 a novembro de 1998. Esses dados dizem respeito aos tipos de criadouros inspecionados pelos agentes de saúde e, entre os inspecionados, aqueles que contêm a larva do Aedes aegypti, que são os focos propriamente ditos. Para a análise, os dados foram expressos em índices e coeficientes médios de focos, onde o primeiro representa o percentual de focos, enquanto que o segundo representa o grau de risco de um determinado criadouro de se tornar foco. Procedeu-se à descrição espacial através da comparação gráfica entre índices e coeficientes por categoria e tipo de criadouros, com as características socioeconômicas, de saneamento e tipo de edificações das RA’s estudadas. Quanto à descrição temporal, analisaram-se mensalmente os coeficientes médios de focos, comparandoos com os índices pluviométricos médios das RA’s. Concluiu-se, principalmente, que a disposição inadequada dos resíduos sólidos influi na proliferação do Aedes aegypti, e que o ciclo de chuvas tem grande influência na proliferação desse vetor, sendo maior o número de focos na época de maior precipitação.

The present work is an epidemiological study about Aedes aegypti proliferation on different towns in Brasilia Federal District. The main objective is to describe the time and spatial distribution of mosquitos’ larvae and specially the solid waste related recipients for larvae’s development. The data for Aedes aegypti distribution analysis were from Dengue National Campaign, carried on by ISGDF, a governmental institute related to public health. It was analyzed data from December 1997 to November 1998. The survey shows the different places of mosquitos’ larvae containers. There is information about the total potential containers’ number and the positive ones. For spatial distribution, each town got its specific index, together with information about socioeconomic and infra-estrucutre conditions. It was made the larvae’s distribution over the year, together with pluviometric information. The main conclusion is that non-adequate solid waste disposal and the rain season have a strong influence on Aedes aegypti proliferation.

RICARDO SILVEIRA BERNARDES

Luiz Roberto Santos Moraes