» Procedimento para Identificação de Assentamentos Precários com Uso de Indicadores de Acesso aos Serviços de Água e Esgoto: uma aplicação no Distrito Federal – BrasilLaís Freitas Moreira dos Santos

O acesso universal aos serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (SAAES) é um direito humano reconhecido internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo o foco do sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No entanto, a desigualdade de acesso a esses serviços nas áreas urbanas impacta diretamente as populações mais vulneráveis, residentes de Assentamentos Precários. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo propor um procedimento metodológico para identificação desses assentamentos com base em dados do Censo Demográfico, partindo do método desenvolvido por Marques et al. (2007), no Centro de Estudos das Metrópoles (CEM). O procedimento foi aplicado para o Distrito Federal (DF), testando três técnicas estatísticas multivariadas: Análise Discriminante Linear (ADL), Análise Discriminante Quadrática (ADQ) e Regressão Logística (RL). O melhor desempenho preditivo foi encontrado no modelo de RL, que apresentou sensitividade de 88% e Area Under the Curve de de 0,96, de modo que seus resultados foram escolhidos como base para o cálculo dos índices de acesso aos SAAES no DF. Tais índices foram calculados para os Assentamentos Precários e para o DF como um todo, cujos resultados corroboraram com a hipótese levantada por Marques et al. (2007), Juliano et al. (2012) e Guimarães (2015), de que os índices de acesso, quando medidos para o conjunto da população, tendem a mascarar a realidade encontrada entre as populações mais vulneráveis.

Universal access to water supply and sanitation services (WaSa) is a human right recognized internationally by the United Nations (UN), being the focus of the sixth Sustainable Development Goal (SDG). However, the inequality of access to these services in urban areas directly impacts the most vulnerable populations, residents of Precarious Urban Settlements. Thus, the present study aimed to propose a methodological procedure for identifying these settlements with data from the Demographic Census, based on the method developed by Marques et al. (2007), at the Center for Metropolis Studies (CEM). The procedure was applied to the Federal District of Brazil (FDB), testing three multivariate statistical techniques: Linear Discriminant Analysis (LDA), Quadratic Discriminant Analysis (QDA) and Logistic Regression (LR). The best predictive performance was found in the LR model, which presented a sensitivity of 88% and an Area Under the Curve of 0.96, so that its results were chosen as the basis for calculating the access rates to SAAES in the FDB. Such indexes were calculated for the Precarious Urban Settlements and also for the DF as a whole, whose results corroborated the hypothesis raised by Marques et al. (2007), Juliano et al. (2012) and Guimarães (2015), that WaSa access indexes, when measured for the population as a whole, tend to mask the reality found among the most vulnerable populations.

Conceição de Maria Albuquerque Alves

Ricardo de Sousa Moretti

Carlos Henrique Ribeiro Lima

Abastecimento de Água , Assentamentos precários , Esgotamento sanitário , Modelagem estatística , Técnicas de Estatística Multivariada