» METODOLOGIAS PARA CONTROLE DE PERDAS EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA – ESTUDO DE CASOS DA CAESBELTON GONÇALVES

O presente trabalho visa apresentar, a partir da literatura disponível, metodologias básicas correntes para o controle de perdas de água em redes de distribuição, abordando os principais aspectos envolvidos no desenvolvimento das atividades do controle. Com base nos dados levantados na CAESB discute-se a aplicabilidade das metodologias propostas, bem como é feita uma avaliação do controle de perdas adotado pela companhia. É apresentado um método de cálculo de perda diária a partir da determinação da vazão mínima noturna, bem como o controle dessa vazão noturna em conjunto com atividades de controle e redução de pressão, testados para alguns sistemas da CAESB. Alguns casos da CAESB são apresentados como forma de avaliar o índice de perdas, bem como uma tentativa de refinar a forma usual de obtenção do mesmo. Visando permitir uma comparação mais coerente do desempenho de diferentes sistemas, discute-se a utilização de fatores de escala que levam em conta o volume perdido em relação a algumas características do sistema, tais como o número de ligações, a pressão e a extensão de rede. Discute-se, também, uma proposta de utilização do valor de referência de perdas que serve como parâmetro para comparação com a perda corrente de cada sistema, podendo-se, a partir da relação entre o valor da perda corrente e o valor de referência, realizar comparações entre sistemas e entre companhias. Os resultados apontam para a necessidade de implementação de atividades de controle direto, tais como o monitoramento da vazão noturna em conjunto com o controle e redução de pressão, de modo que se obtenha um uso mais eficiente das atividades complementares, como a pesquisa de vazamentos e de ligações clandestinas.

This work presents, based on the literature review, standard methodologies for the management of water losses in distribution networks, the main aspects involved in the development of the control activities. Based on data from the Water and Wastewater Company of Brasília (Companhia de Água e Esgotos de Brasília – CAESB) the use of the methodologies proposed is discussed, as well as an evaluation of the water losses control adopted by the company. A method of calculation of daily loss, based on the evaluation and control of the minimum night flow together with activities of control and pressure reduction, tested for some systems of CAESB, is presented. Some cases from CAESB are presented as a mean of evaluation of the percentage of losses, as well as an attempt of refining the usual form of obtaining this index. Aiming at a more coherent comparison between performance of different systems, it is discussed the use of scale factors which take into account the water losses in relation to some characteristic of the system, such as the number of connections, the length of mains and pressure. It is discussed a proposition for the use of a loss benchmark as a parameter for comparison with the current losses, and, based on the ration of the current losses and benchmark values, to carry out comparisons among different systems and companies. The results bring out the needs for implementation of direct control activities, such as night flow monitoring together with pressure reduction, in order to have a more efficient use of the complementary activities, such as detection of leaks and unauthorised consumption.

SÉRGIO KOIDE

Marcos Helano Fernandes Montenegro

Ricardo Silveira Bernardes

Controle de Pressão , Índice de Perda , Índice de Perdas , Perdas de Água , Redes de distribuição , Valor de referência , Vazão Noturna