» JOGOS DE REPRESENTAÇÃO DE PAPÉIS E MODELAGEM BASEADA EM AGENTES PARA GESTÃO HÍDRICA COLABORATIVA EM COMUNIDADES PERIURBANAS.Dandara Jucá Kokay Mariano

Os sistemas ambientais associados à gestão de recursos hídricos têm sido representados na modelagem tradicionalista com foco nos processos físicos. Com a intenção de conceber uma representação mais abrangente e dinâmica dos sistemas ambientais e hídricos, um novo tipo de simulação tem evoluído e inclui parte fundamental do sistema, os agentes e seus processos sociais. No intuito de realizar esse tipo de simulação, duas etapas são essenciais, o entendimento sobre o comportamento do agente e os fatores influenciadores na sua tomada de decisão e a representação do sistema por meio da modelagem baseada em agentes. Nessa perspectiva, no primeiro momento, o presente trabalho utilizou um jogo de representação de papéis voltado à gestão hídrica, o WaDiGa, com o objetivo de avaliar um possível mapeamento do comportamento de pequenos produtores rurais do Assentamento Canaã, região rural do Distrito Federal, em relação ao uso da água e de servir como uma plataforma de diálogo entre os agentes. Na segunda parte da metodologia, foi desenvolvido um modelo baseado em agente na plataforma GAMA, que teria a função de representar o comportamento dos agentes e suas consequências no ambiente por meio de uma simulação baseada em agentes. Após a aplicação da metodologia proposta, pôde-se concluir que o jogo aplicado conseguiu identificar fatores que influenciam a tomada de decisão dos atores locais, tais como, fatores monetários, proximidade com o corpo hídrico e os níveis de precipitação. Além disso, pode-se observar que o jogo cumpre a função de plataforma de diálogo e discussão sobre a temática de uso de recursos hídricos, podendo, assim, também ser utilizada como uma ferramenta de educação ambiental e de modelagem sócio hidrológica. Já o modelo baseado em agentes implementado na plataforma GAMA conseguiu, de forma satisfatória, representar a relação entre a produção agrícola da comunidade estudada e o uso da água, apresentando resultados semelhantes aos resultados obtidos no jogo WaDiGa. No quesito quantitativo, as culturas irrigáveis se sobressaíram em períodos caracterizados por alta no mercado, extinguindo de forma rápida a quantidade de água presente no sistema. Outro resultado notório foi à urbanização presente no sexto cenário, o qual apresentava baixos níveis de precipitação e um mercado ruim.

Conceição de Maria Albuquerque Alves

Emilie Suzanne Coudel