» INTEGRAÇÃO DE MODELOS DE QUANTIDADE E QUALIDADE DA ÁGUA PARA AVALIAÇÃO DE CARGAS CONTAMINANTES EM AFLUENTES DE MANANCIAIS DE ABASTECIMENTODIANA JIMENA MONSALVE HERRERA

O uso e ocupação desordenada do solo e a falta de gestão dos recursos hídricos põem em risco a disponibilidade e a qualidade da água nas bacias hidrográficas com adensamento populacional acentuado. Essa problemática apresenta-se na sub-bacia Riacho Fundo, afluente do lago Paranoá no Distrito Federal, área de estudo da presente dissertação.Considerando essa problemática o objetivo desse trabalho foi avaliar a disponibilidade e a qualidade da água da sub-bacia Riacho Fundo, mediante a integração dos modelos Soil and Water Assesment Tool-SWAT e o Water Evaluation and Planning-WEAP criando diversos cenários para auxiliar o processo de gestão integrada dos recursos hídricos do Distrito Federal. Para integrar os modelos foram inseridos no WEAP os resultados de simulação hidrológica e de qualidade da água gerados no SWAT. Em seguida, desenvolveram-se cenários de disponibilidade e qualidade da água com uso do WEAP no intuito de subsidiar processos de tomada de decisão sobre o planejamento e a gestão dos recursos hídricos na área de estudo.Os cenários de disponibilidade de água mostraram uma redução no armazenamento do lago Descoberto no ano de 2025 devido a um aumento da população. Em condições de valores mínimos de vazões, o valor mínimo de armazenamento chegou a 9.11 hm³ nos meses de seca, sinalizando para enorme estresse hídrico. Nos cenários de qualidade encontrou-se que a ETE Riacho Fundo aumentou as concentrações do Fósforo Total-PT e Nitrogênio Total-NT no rio Riacho Fundo, mas sofreram um processo de diluição ao longo do rio. Os maiores valores de NT e PT no exutório da sub-bacia foram de 1.68 mg/L e 0.12 mg/L. Esses resultados mostraram a vulnerabilidade que apresenta a área de estudo quanto à disponibilidade e a qualidade da água.

Disordered land use and occupation, and the lack of water resources management threaten the availability and quality of water in river basins with marked population density. This problem is present in the Riacho Fundo watershed, affluent of Paranoá Lake in the Federal District. This work is based on the study of Riacho Fundo sub-basin. Considering this problem, the objective of this study was to evaluate the availability and quality of water in the Riacho Fundo sub-basin, by integrating the Soil and Water Assessment Tool- SWAT and Water Evaluation and Planning- WEAP models and by creating various scenarios to assist the integrated management of water resources process on the Federal District. In order to integrate the models, simulation results of hydrological and water quality generated in SWAT were introduced into WEAP. Then, water availability and quality scenarios were developed using WEAP in order to generate decision processes about water resources planning and management in the area of interest. The water availability scenarios showed a reduction in water storage in Descoberto Lake in 2025 due to an increase in population. In terms of minimum streamflow values, the minimum storage came to 9.11 hm ³ during dry months, signaling huge water stress. In the quality scenarios, it was found that Riacho Fundo´s WWT increased the Total Phosphorus-PT and Total Nitrogen-NT concentrations of Riacho Fundo river, but it suffers a dilution process along the river. The higher NT and PT values in the sub-basin outlet were 1.68 mg/L and 0.12 mg/L. These results show the vulnerability of the area of study about water availability and quality.

CONCEIÇÃO DE MARIA ALBUQUERQUE ALVES

Suzana Maria Gico Lima Montenegro

Oscar de Moraes Cordeiro Netto

Disponibilidade da água , Gestão integrada dos recursos hídricos , Integração de modelos , Qualidade da água