» HIERARQUIZAÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA O GERENCIAMENTO DE RESÍDUO SÓLIDO URBANO RECICLÁVEL NO DISTRITO FEDERALFERNANDA LEMOS DA SILVA

O DF se encontra atualmente em período de transição para encerramento do recebimento de resíduos domiciliares no lixão do Jóquei e início da operação do aterro sanitário de Brasília, com isso, ele está se enquadrando ao que preconiza a PNRS para disposição ambientalmente correta de seus rejeitos. No entanto, para que apenas rejeitos sejam dispostos no aterro sanitário, a PNRS também recomenda a prioridade de destinação de resíduos para a reciclagem. Neste contexto, este trabalho buscou alternativas para o gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) recicláveis de Brasília, visando avaliar as mudanças e implicações nas dimensões ambiental, social e econômica. Seis alternativas foram propostas: 3 Centrais de Triagem de Resíduos (CTR’s) operando em um turno, 3 CTR’s operando em dois turnos, 7 CTR’s operando em um turno, 7 CTR’s operando em dois turnos, 3 CTR’s operando em um turno e 4 em dois turnos e 4 CTR’s operando em um turno e 3 em dois turnos. Fez-se uso dos Métodos Multicritérios de Apoio à Decisão (MCAD) TOPSIS e ELECTRE II para ordenação dessas alternativas, que foram avaliadas a partir dos critérios inclusão de catadores, recuperação de materiais, vida útil do aterro sanitário, custo de implantação e custo de operação. Os critérios selecionados tiveram uma pré-seleção com base na literatura e, posteriormente, aplicando-se questionários com atores sociais, os quais também foram consultados, em seguida, para aquisição dos pesos dos critérios. Os resultados após a aplicação dos métodos MCAD indicam que a alternativa preferível foi a que maximiza os benefícios, 6 CTR’s em dois turnos, demonstrando menor importância para redução de custos. Sendo que, caso os custos tivessem maior relevância, a alternativa de 3 CTR’s em dois turnos seria a melhor opção. Também pode-se concluir através deste trabalho que, concomitante à infraestrutura de triagem, outras ações devem ser executadas, pois ao se caracterizar o critério cooperação da população, que foi selecionado, mas não aplicado aos modelos, nos moldes do gerenciamento atual, a população de Brasília não seria suficiente para fornecer a quantidade de resíduos que deveria ser coletada para abastecer as 6 CTR’s em dois turnos. Aconselha-se para isso educação ambiental da população, fornecimento de containers diferenciados para os tipos de resíduos e otimização das rotas da coleta seletiva.

The Federal District of Brazil is currently going through a transition from receiving household waste at the Jóquei garbage dump to starting the operation at the Brasília’s landfill, and so, fulfilling what the National Policy for Solid Waste (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS) commends for the correct disposal of waste. However, to guarantee that the landfill receives only rejects, the PNRS also recommends that waste must be primarily recycled. In this context, this work searched for alternatives to manage the recyclable household waste of Brasília, seeking to evaluate the changes and implications on environmental, social and economic dimensions. Six alternatives were proposed: 3 Waste Sorting Centrals (Centrais de Triagem de Resíduos – CTR’s) operating during one shift; 3 CTR’s operating during two shifts; 7 CTR’s operating during one shift; 7 CTR’s operating during two shifts; 3 CTR’s operating during one shift and 4 CTR’s operating during two shifts; and 4 CTR’s operating during one shift and 3 CTR’s operating during two shifts. The TOPSIS and ELECTRE II multiple-criteria decision analysis (MCDA) methods were used to arrange these alternatives, which were evaluated from the following criteria: inclusion of waste collectors, materials retrieval, landfill lifespan, implementation costs and operating costs. These criteria were chosen from a previous selection based on scientific literature, and subsequently by the application of questionnaires with social actors, who were consulted afterwards to determine the relevance of the criteria. The results after the application of the MCDA methods indicate that the preferable alternative is the one that maximizes the benefits, which is the use of 6 CTR’s operating during two shifts, demonstrating less relevance to the reduction of costs. If the costs had more relevance, 3 CTR’s operating during two shifts would be the best option. It can also be concluded from this work that other operations should be performed simultaneously with the waste sorting infrastructure, considering the fact that the population cooperation criterion (which was selected but not used on the models) reveals that, on the current management pattern, the Brasília’s population would not be capable of providing the amount of waste that should be collected to supply 6 CTR’s operating during two shifts. Environmental training for the population, special containers for different waste and optimization of selective waste collection are recommended in order to fulfill this gap.

FRANCISCO JAVIER CONTRERAS PINEDA

Ana Paula Bortoleto