» FATORES INFLUENCIANDO O USO DA ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO NA BACIA DO LAGO DESCOBERTO NO DFEDITH RODRIGUES CARDOSO

O presente estudo se propõe a avaliar o comportamento da demanda por água para irrigação na bacia do lago Descoberto, no Distrito Federal. Trata-se de uma região que vem passando por um processo de crescimento e expansão urbana, o que tem desencadeado problemas e conflitos pelo acesso à água, entre os diversos usuários da bacia. A Lei nº 9.433/97 determina a necessidade de se proceder ao uso eficiente da água, propondo, inclusive, a cobrança pelo uso da água bruta. Não indica, porém, procedimentos de determinação de preços a serem cobrados pelo uso da água. Assim, o estudo, ao buscar compreender os processos de formação da demanda por água, pode vir a contribuir, de forma geral, para estabelecer bases analíticas para uma cobrança e, de forma específica, para uma utilização mais racional dos recursos hídricos na bacia do lago Descoberto. A pesquisa incorpora o estudo de duas abordagens de caráter microeconômico, que possibilitam a valoração de bens e serviços ambientais. O primeiro, o Método da Valoração Contingente, considera a água como um bem de consumo, e busca captar a disposição a pagar do usuário para usufruir desse recurso. Já, no Método Função de Produção, a água representa um fator de produção, sendo que as diferentes doses de água são relacionadas com as variações no volume total de produção, o que permite estabelecer um valor associado ao insumo “água”. Para a obtenção dos dados necessários à avaliação do processo de formação da demanda por água, foram entrevistados produtores rurais da bacia, dentre os quais, a maioria utiliza a irrigação para garantir a produtividade de suas culturas. Buscou-se avaliar a disposição a pagar dos produtores pelo uso da água, na irrigação, por intermédio de uma análise multivariada de tipo cluster, cujos resultados mostraram-se coerentes com o esperado, apesar da adoção de algumas considerações e limitações terem sido necessárias. A abordagem dose-resposta realizada mostrou, também, resultados condizentes com o esperado, embora possam ser identificados alguns fatores, além dos vieses inerentes ao método, que levaram a resultados, de certa forma, superestimados. O estudo conclui que os resultados obtidos são coerentes, mas sugere que pesquisas futuras desenvolvam análises mais específicas, que proporcionarão resultados mais robustos para a avaliação da demanda por água.

The present study proposes an evaluation of the contest’s behavior for irrigation water in Descoberto lake basin, in Distrito Federal. This region has been a process of urban expansion, It has unleash problems and conflicts for access to water, between usuries of basin. The Law 9.433/97 establishes the efficient use of water, and propose taxes for the use of water. However, it doesn’t denote proceedings to determination of prices of taxes for water use. This study examine the processes of arrangement of contest for water, and so hope concur for establishment of a analytical basis for a charge of water use, and a rational use of water resources in Descoberto lake basin. The research includes two approaches of microeconomic character, what allow the valuation of environmental assets and services. In the first, Method of Contingent Valuation, water is a consumption asset. It search determinate the willingness to pay from usuries for employ these resource. In the second method, Method of Production Function, water is a production’s factor, and different quantities of water are related with different sizes of totality production. So that, is possible establish a value associate on water. Rural productors were interviewed, the majority use irrigation for warrant his productivity of cultivations. Was search value the willingness to pay for use of water, in irrigation, witch a multivariate analysis, cluster. The results these analysis showed coherent, although of adoption of some considerations and limitations. The approach “dose-resposta” too showed coherent results, although some factors and “vieses” of method were concur to results superestimate. The study concludes what results are coherent, but suggests more specifics analysis on futures studies, what will provide more consistent results for an evaluation of water contest.

OSCAR DE MORAES CORDEIRO NETTO

José Nilson Bezerra Campos

Nestor Aldo Campana

Gestão da Água , Irrigação , Métodos de valoração econômica , Valor econômico da água