» ESTUDOS DE PERCOLAÇÃO E DISPERSÃO DE EFLUENTES DE FOSSAS SÉPTICAS NO SOLOMAURÍCIO PONTES MONTEIRO

O presente trabalho tem como objetivo realizar estudos de campo e desenvolver técnicas para avaliar o perfil de espalhamento do efluente de uma fossa séptica, assim como a propagação de contaminantes no solo. Também foram realizados ensaios de infiltração no solo e estudos da qualidade da água subterrânea subjacente à área de drenagem de efluentes. A metodologia aplicada para o estudo da zona não-saturada consistiu na instalação de tensiômetros e lisímetros de sucção ao longo de uma vala de infiltração para aquisição de dados de potencial matricial do solo e de parâmetros da qualidade da água à medida que o efluente percola no solo. Foram abertos poços de monitoramento para estudos da água subterrânea sob o sistema séptico local. Também foi desenvolvido um permeâmetro de carga constante, tipo Guelph, para realização de testes de infiltração e comparação da performance desses testes com o ensaio de infiltração recomendado pela norma ABNT para disposição de efluentes de fossas sépticas. O trabalho apresenta as vantagens e dificuldades das técnicas empregadas no estudo, assim como a limitação imposta à análise de dados pelo restrito número de pontos de observação. Os resultados deste estudo têm aplicação no fornecimento de parâmetros para simulação matemática do fluxo de água e transporte de contaminantes em meios porosos.

The purpose of this work is to carry out field studies and to develop techniques to assess the dispersion profile of a septic tank effluent as well as the contaminant propagation. Infiltration tests and ground-water quality studies underneath the drainage field were also carried out. The metodology applied for unsaturated zone studies consisted of tensiometers and lysimeters placed alongside an infiltration trench for acquisition of matric potential data and water quality parameters as the effluent percolates into the soil. Monitoring piezometric wells were opened to carry out ground-water studies beneath the septic system. A constant head well permeameter similar to Guelph Permeameter was developed to perform infiltration tests, and to compare their performance with tests from brazilian standards for disposal of septic tank effluent. The work presents the advantages and drawbacks about these techniques and the limitations imposed to the data analysis by the limited number of observation points. The results of this study can be applied in providing parameters for mathematical simulation of water flow and contaminant transport in porous media.

SÉRGIO KOIDE

Luiz Rafael Palmier

Nestor Aldo Campana

Águas subterrâneas , Fossas sépticas , Percolação de efluentes , Zona não-saturada