» ESTUDO EXPERIMENTAL E MODELAGEM DA LAGOA DE DETENÇÃO DO GUARÁ – DF: COMPORTAMENTO NO AMORTECIMENTO DE CHEIAS E NA ALTERAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA.Ana Carolina Vieira de Paula

A ocupação do espaço urbano ocasiona, em geral, o aumento das áreas impermeabilizadas e a aceleração do escoamento para jusante, provocando maiores picos de vazão e volumes escoados superficialmente. As águas escoadas pela superfície e no interior de condutos do sistema de drenagem carreiam sólidos e contaminantes que contribuem de forma substancial para a degradação dos corpos hídricos receptores. De forma a minimizar os efeitos das cheias urbanas, várias medidas vêm sendo adotadas e, dentre elas, destacam-se as lagoas de detenção. No presente trabalho, teve-se por objetivo avaliar o comportamento da lagoa de detenção inserida no Parque Ezechias Heringer, na cidade satélite do Guará/DF, por meio de monitoramento e modelagem utilizando o programa SWMM por meio da interface do PCSWMM, buscando avaliar a eficiência da lagoa quanto ao amortecimento dos picos de vazões e melhoria da qualidade da água pluvial. Para isso, realizou-se o monitoramento de vazões e níveis na entrada e saída da estrutura bem como da precipitação na área de contribuição. Foram analisadas, quanto aos aspectos físico-químicos, 259 amostras da galeria de entrada da lagoa e 234 da saída, todas relacionadas a eventos chuvosos ocorridos na região. A lagoa apresentou eficiência média de redução dos picos de cheia de 95,5%, se mostrando muito eficiente também na remoção de sólidos suspensos da água, com eficiência de 99,1%. Entretanto, em relação aos sólidos dissolvidos e nutrientes, apresentou menores eficiências de remoção, com valores médios de 74,2% e 71,4% para SD e nutrientes, respectivamente. O modelo, em geral, não representou bem a lagoa de detenção no aspecto quantitativo, mostrando-se necessária a obtenção de curva-chave mais representativa para a galeria de entrada da estrutura devido à ocorrência de remanso no interior dessa. Nas simulações de qualidade, o modelo respondeu bem às concentrações de DQO e SS, porém, o mesmo não foi observado para os nutrientes.

Sergio Koide

Gustavo Barbosa Lima da Silva