O trabalho consistiu na realização de estudos em parcelas experimentais com vista a avaliar e medir o escoamento superficial e a taxa de infiltração observada em três tipos de superfícies permeáveis, além de uma análise comparativa do desempenho dessas superfícies com relação à superfície gramada tomada como referência. Por meio dos dados experimentais obtidos foi realizado um estudo de caso em uma área de estacionamento onde se procurou avaliar o impacto na geração do escoamento superficial das superfícies de asfalto, chão batido, blocos maciços e blocos vazados em relação à superfície gramada. Os resultados mostraram que o chão batido fez com que o coeficiente de escoamento aumentasse quase quatro vezes em relação à superfície gramada, comprovando que a retirada da vegetação e compactação do solo causam impacto no escoamento superficial da bacia hidrográfica. Quanto aos blocos maciços, o impacto no escoamento chegou a ser de quase seis vezes o da superfície gramada. No geral, a compactação dessas superfícies chegou a reduzir pela metade o valor de infiltração para as superfícies de base não compactada. Os blocos vazados foram as estruturas mais eficientes no controle do escoamento superficial, sendo em certos casos mais eficientes que a superfície gramada. A colmatação por sedimentos e a passagem de veículos reduziu muito a infiltração para as superfícies de blocos maciços e vazados. A colmatação por sedimentos fez com que o coeficiente de escoamento aumentasse quase sessenta vezes para a superfície de blocos vazados sem a compactação da base. O estudo de caso procurou avaliar a partir dos dados experimentais, o impacto de diferentes coberturas no escoamento superficial em uma área de estacionamento. Para a cobertura do estacionamento foram utilizadas as superfícies de grama, chão batido, blocos maciços, blocos vazados e o asfalto. Para a análise do impacto no escoamento foram verificados a vazão máxima, o tempo de ascensão e o volume do hidrograma para cada cobertura. Para as superfícies de asfalto, chão batido e blocos maciços foram gerados volumes excedentes que foram controlados por meio de um reservatório de detenção.
The work consisted of the accomplishment of studies in experimental parcels with sight to evaluate and to measure the superficial discharge and the infiltration rate observed in three types of permeable surfaces, beyond a comparative analysis of the performance these surfaces with relation to the gramada surface taking as reference. By means of experimental datas obtained was realized a study of case in a parking area wherein if searched to evaluate the impact in the generation of the superficial discharge from the surfaces of asphalt, beaten soil, massive blocks and blocks leaked in relation to the grass surface. The results had shown that the beaten soil made with that the discharge coefficient increased almost four times in relation to the grass surface, proving that the withdrawal of the vegetation and compacting of the ground cause impact in the superficial discharge of the hydrography basin. In relation the massive blocks, the impact in the discharge almost arrived to be of six times of the grass surface. In the generality, the compacting of these surfaces arrived to reduce for the half the value of infiltration for the surfaces of not compact base. The leaked blocks had been the structures most efficient in the control of the superficial discharge, being in certain cases more efficient than the grass surface. The fulfilling of the emptinesses for sediments and the passage of vehicles reduced the infiltration for the surfaces of massive and leaked blocks. The fulfilling of the emptinesses for sediments made with that the discharge coefficient increased almost sixty times for the surface of leaked blocks without the compacting of the base. The case study searched to evaluate from the experimental datas, the impact of different coverings in the superficial discharge in a parking area. For the covering of the parking had been used the surfaces of grass, beaten soil, massive blocks, leaked blocks and asphalt. For the analysis of the impact in the discharge had been verified the maximum outflow, the time of ascension and the volume of the hydrograph for each covering. For the asphalt surfaces, beaten soil and massive blocks had been generated exceeding volumes that had been controlled by means of a reservoir of detention.