» ESTUDO DE PARÂMETROS OPERACIONAIS DO REATOR UASB TRATANDO ESGOTO DOMÉSTICO E AVALIAÇÃO DA BIODEGRADABILIDADE DO SEU EFLUENTECESAR AUGUSTO RISSOLI

Foi estudado, no presente trabalho, parâmetros envolvidos na digestão anaeróbia num reator UASB piloto de 750 litros de capacidade e, também, realizou-se uma avaliação da biodegradabilidade do seu efluente, objetivando identificar parâmetros realistas que subsidiem a sua operação, projeto e escolha de alternativa de processo de tratamento posterior. A aceitação dos reatores anaeróbios, notadamente os de manta de lodo, tem levado, muitas vezes, ao desenvolvimento de projetos e a implementação de estações de tratamento de esgotos com sérios problemas conceituais (Chernicharo,1997). Neste sentido, foram desenvolvidas duas frentes de trabalho na presente investigação. A primeira relacionou-se a realização do monitoramento do funcionamento de uma instalação UASB piloto que permitisse realizar um balanço de massa de DQO e, por conseguinte, a determinação de parâmetros adequados à realidade de Brasília. Para tanto, investigou-se os parâmetros: concentração de matéria orgânica, concentração de sólidos, parâmetros de estabilidade da digestão anaeróbia e a produção de metano. A segunda frente de trabalho envolveu avaliação da biodegradabilidade do efluente do reator UASB piloto, por meio de ensaios de biodegradabilidade aeróbia e anaeróbia. Os resultados obtidos indicaram que a unidade UASB piloto mostrou-se válida para o estudo e que a biomassa participante da digestão anaeróbia ainda estava em fase de adaptação ao meio, após 16 semanas de funcionamento. A produção específica de lodo, na fase final do período de observação, apresentou valor médio de 0,075 kgSST/kgDQOaplicada. No que tange ao balanço de DQO, este mostrou-se exequível e importante para subsidiar o projeto e operação de reatores anaeróbios. Em relação às estimativas de biodegradabilidade do efluente do UASB, o valor médio encontrado foi de 37,0% pela via aeróbia e 20,4% pela via anaeróbia, mostrando que existem potencialidades dos dois tipos de processos para pós tratamento de reatores UASB.

The present study was about operational parameters from anaerobic digestion in a pilot UASB reactor, with 750 liters capacity, together with effluent biodegradability evaluation, aiming to identify realistic parameters for operation, design and post-treatment alternative. The good acceptance for anaerobic reactor technologies, mainly the sludge blanket types, leads, sometimes, to plants with serious conceptual problems in its design (Chernicharo, 1997). Based on this problem, two paths for research development were adopted. The first one is related to a pilot UASB reactor survey, looking for COD mass balance and the parameters useful for Brazilian conditions. It was monitored organic load, solids, anaerobic digestion stability and methane production. The second one is related to effluent biodegradability evaluation, aerobically and anaerobically. The results showed that the pilot UASB reactor is able for this kind of study and the active anaerobic biomass is still adapting to the operational environment, after 16 weeks operation. The average specific sludge production, at the observation’s period end, was 0.075 kg TSS/kg CODapplied. The results showed that it is possible to perform the COD mass balance in the experiment conditions, leading to an average lost fraction of 13%, and it is an important tool for design and operation of UASB reactors. For effluent biodegradability evaluation, the results showed that aerobic degradation was able to treat an average 37.0% of the effluent COD and anaerobic degradation was able to treat an average 20.4% of the effluent COD.

RICARDO SILVEIRA BERNARDES

Cícero Onofre de Andrade Neto

Marco Antonio Almeida de Souza

Balanço de DQO , Biodegradabilidade , Reator Anaeróbio , Tratamento anaeróbio , UASB