» DEFINIÇÃO DE REGRAS OPERATIVAS DE RESERVATÓRIOS COM USOS MÚLTIPLOS: O CASO DA BARRAGEM DO BICO DA PEDRALUCIANA DE OLIVEIRA BARCELLOS

A operação de reservatórios com usos múltiplos é bastante complexa, ao se considerar a participação de todos os usuários no processo decisório. Foram feitas, neste trabalho, duas simulações da operação de um reservatório utilizando ferramentas de auxílio à decisão monocritério e multicritério. A partir da pesquisa das metodologias existentes e de suas aplicações em problemas de recursos hídricos, foram escolhidas para teste duas técnicas: a Programação Dinâmica e o método ELECTRE III. O estudo de caso escolhido para o teste foi a barragem do Bico da Pedra, localizada no rio Gorutuba, em Minas Gerais, a qual abastece a cidade de Janaúba e projetos públicos irrigados da CODEVASF. A razão para isto foi a constatação da existência de conflitos pelo uso da água da barragem, envolvendo irrigantes localizados a jusante e fora dos projetos públicos e a CODEVASF, a qual é atualmente a responsável pela operação da barragem. Os usuários da barragem foram divididos em oito grupos, cada qual com características semelhantes de exploração das culturas irrigadas. No caso da aplicação da Programação Dinâmica, outros usos como a liberação de volume remanescente, o atendimento da agricultura familiar, o abastecimento humano, dentre outros, foram considerados como restrições ao problema. No caso da análise multicritério, os oito usuários pré-estabelecidos tinham prioridade no abastecimento, com configurações determinadas na escolha das alternativas de alocação da água, as quais levavam também em consideração o volume disponível na barragem no início do período crítico, isto é, de abril a setembro, e a garantia de disponibilidade em todo o período. Ao final do trabalho, no caso da Programação Dinâmica, foi obtida uma prioridade de atendimento, a qual dependia do benefício líquido de cada usuário, e no caso da aplicação do ELECTRE III, as alternativas foram classificadas de acordo com a ponderação entre sete critérios: dois sociais, dois ambientais e três econômicos.

A multiple purpose reservoir operation is very complex, if we consider all users taking part of the decision-making process. The monocriterion and multicriterion methods have been used for the two reservoir operational simulations. As from the already existing research methodologies and it’s applications in the water resources problems, two techniques were appointed for tests: the Dynamic Programming and the ELECTRE III method. The elected case study was the Bico da Pedra dam located at the Gorutuba river, in the State of Minas Gerais, which supplies the Janaúba city and the CODEVASF irrigation public projects. The reason for this choice was the evidence of existing water conflicts involving irrigators located downstream, and that were not included in the public projects and CODEVASF, which is actually in charge of the dam’s operational system. The dam’s users were divided into eight groups, each one of them having similar characteristics on the exploitation of irrigated cultures. Other uses, such as the remaining ecological volume, assistance on domestic agriculture, human water supply, among others, were considered as constraints in the process of the Dynamic Programming application. With reference to the multicriterion analysis, the eight pre-established users had priorities in their water supplies, with determined configuration of allocation in the establishment of water allocation alternatives, considering the dam’s availability of volume capacity in the beginning of the crucial period, from April to September, and the guarantee for supply during all period. A supply priority was established at the end of the project, in the case of Dynamic Programming application, in accordance to the net benefit of each user, and, in the case of the ELECTRE III application, the alternatives were classified in accordance with the poderation of seven criterion: two socials, two environmental, and three economic ones.

OSCAR DE MORAES CORDEIRO NETTO

Benedito Braga Junior