» Definição de indicadores de desempenho para o sistema PISF – Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.Fernanda Laus de Aquino

O presente estudo desenvolveu um conjunto de indicadores de desempenho para o sistema PISF – Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, entendido como um conjunto de ações, estruturas, insumos e ferramentas necessárias para que a água seja captada e entregue aos usuários finais beneficiados, de maneira sustentável. O enfoque do trabalho foi em uma visão global sobre o sistema PISF, englobando a responsabilidade dos atores envolvidos. Para definir os principais aspectos a serem mensurados, foi elaborado Mapa Conceitual – esquema gráfico que auxilia a identificação de conceitos, atores envolvidos e relações entre eles, além das principais atividades e objetivos de um sistema. Do Mapa Conceitual resultou a percepção de que todas as atividades relacionadas ao PISF estão conectadas, e a deficiência em uma das frentes terá reflexos negativos em várias outras. Foi possível agrupar os principais aspectos abordados no Mapa Conceitual em seis dimensões de indicadores: segurança hídrica, infraestrutura, desenvolvimento regional, gestão estratégica, aspectos operacionais e sustentabilidade. A contribuição de atores envolvidos em pesquisa on line acarretou em um refinamento do trabalho, resultando em 27 indicadores. Os indicadores propostos possibilitam o fornecimento de informações para subsidiar a tomada de decisão, indicando tendências. Uma gestão coordenada é essencial para o sucesso do PISF. Há muitos atores envolvidos, muitas instituições com papéis definidos, o que ressalta a necessidade de se definirem objetivos e metas mensuráveis por indicadores. No Brasil, tem-se boa engenharia, capacidade de aquisição de tecnologia de ponta, boas condições para operar o sistema PISF, mas se não houver uma gestão eficiente o sistema PISF corre o risco de não cumprir seu objetivo de promover o desenvolvimento regional por meio da segurança hídrica.

This work has developed performance indicators for the PISF System – São Francisco River Integration Project. The PISF system is understood as the set of actions, structures, inputs and tools needed since water capture until the delivery for the final consumer. The focus of the work was a global vision on the PISF system, incorporating the responsibility of stakeholders. To define the main aspects to be measured, Conceptual Map was elaborated – graphic scheme that helps the identification of concepts, stakeholders and relations between them, besides the main activities and objectives of a system. From the Conceptual Map, the perception was that all the activities related to the PISF are connected, and the deficiency in one of the fronts will have negative reflexes in several others. It was possible to group the main aspects covered in the Conceptual Map into six dimensions: water security, infrastructure, regional development, strategic management, operational aspects and sustainability. The proposed indicators offer information to support decision making and indicate trends. Coordinated management is essential to achieve PISF’s goals. There are many stakeholders, many institutions with defined roles, which highlights the need to define goals measurable by indicators. In Brazil, there is competent engineering, the ability to acquire technology, conditions to operate the PISF infrastructure, but if there is no efficient management the PISF system may not be able to achieve its objective to promote regional development through water security.

Oscar de Moraes Cordeiro Netto

Valmir de Albuquerque Pedrosa