» Avaliação do Ciclo de Vida de Alternativas de Gestão de Resíduos Sólidos Orgânicos – Estudo de caso em Ceilândia e TaguatingaThais Carvalho Cunha

A disposição inadequada de Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) tem sido um dos principais problemas associados à gestão nas economias em desenvolvimento, resultando em diversos impactos ambientais. À medida que aumentam as possibilidades de tratamento e descarte, os gestores enfrentam dificuldades para decidir qual dessas opções é mais adequada para o contexto local, considerando os efeitos no meio ambiente. Nesse sentido, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) tem sido amplamente aplicada como uma ferramenta de apoio no campo do saneamento para estimar as cargas ambientais de cenários de resíduos sólidos. Diante das dificuldades identificadas, a presente pesquisa visa realizar a ACV de possíveis cenários de gerenciamento de RSO nas regiões administrativas de Ceilândia e Taguatinga, localizadas no Distrito Federal, provenientes de domicílios e grandes geradores, com o foco na recuperação energética por meio do biogás gerado tanto no aterro como também através da biometanização, a fim de reduzir potenciais impactos ambientais: depleção de recursos abióticos, depleção da camada de ozônio e mudanças climáticas e indiretamente efeitos de cada cenário na vida útil do Aterro Sanitário de Brasília (ASB). Os cenários de gerenciamento de RSO propostos foram comparados com o cenário atual (1), sendo eles a realização da coleta seletiva de RSO com a recuperação de energia através do biogás gerado no ASB (2), além da recuperação de eletricidade realizada no aterro, a inclusão da biometanização como tratamento de RSO de grandes geradores (3) e o aterramento direto dos RSO provenientes das UTMB (Usina de Tratamento Mecânico-Biológico) (4). Constatou-se que os cenários 2 e 3 implicam em uma significativa redução no potencial de depleção abiótica, 66% e 83%, respectivamente, e uma significativa recuperação de materiais. O tratamento dos RSO provenientes dos grandes geradores colabora não somente para a recuperação de materiais através da biometanização, mas também para a redução de GEE e para a vida útil do aterro sanitário. Quanto ao cenário 4, foi o que mais contribuiu para a emissão de GEE visto que não há a realização de nenhum tratamento dos resíduos. Em relação aos impactos ambientais da gestão, como também quanto à vida útil do ASB, constatou-se que o cenário 3 promove a minimização mais satisfatória entre os cenários analisados.

The inadequate disposal of Municipal Organic Waste (MOW) has been one of the main problems associated with management in developing economies, resulting in several environmental impacts. As the possibilities for treatment and disposal increase, managers face difficulties in deciding which of these options is best suited to the local context, considering the effects on the environment. In this sense, the Life Cycle Assessment (LCA) has been widely applied as a support tool in the field of sanitation to estimate the environmental loads of solid waste scenarios. Because of the identified difficulties, this research aims to carry out the LCA of possible scenarios of MOW management in the administrative regions of Ceilândia and Taguatinga, located in the Federal District, from households and large generators, with a focus on energy recovery through biogas generated both at the landfill and also through biomethanization, in order to reduce potential environmental impacts: depletion of abiotic resources, ozone layer depletion and climate change and indirect effects of each scenario on the useful life of the Brasilia Sanitary Landfill (ASB). The proposed MOW management scenarios were compared with the (1) current scenario, (2) source separation of MOW with energy recovery through biogas generation at the landfill site, (3) electricity recovery from landfill biogas with the inclusion of biomethanization as treatment of MOW from large generators, and (4) the direct disposal of MOW. It was found that scenarios 2 and 3 imply a significant reduction in the potential for abiotic depletion, 66%, and 83%, respectively, and a significant recovery of materials. Furthermore, MOW treatment from large generators contributes to the recovery of materials through biomethanization and GHG reduction while increasing the landfill’s lifespan. As for scenario 4, it was the one that most contributed to GHG emission since there is no solid waste treatment. Regarding the environmental impacts of management and the ASB’s lifespan, it was found that scenario 3 promotes the most satisfactory minimization among the analyzed scenarios.

Francisco Javier Contreras Pineda

Ana Paula Bortoleto