» AVALIAÇÃO DE DADOS ALTIMÉTRICOS DE NÍVEIS DE ÁGUA ADQUIRIDOS PELO SATÉLITE ENVISAT NA BACIA AMAZÔNICAANA CAROLINA ZOPPAS COSTI

A altimetria espacial foi desenvolvida nos anos setenta com a realização das primeiras medidas para determinação da topografia e da superfície dos oceanos. A partir de então, medidas altimétricas de níveis de água continentais tem apresentado um importante papel em aplicações como: nivelamento de estações fluviométricas, estimativa de descarga líquida, estimativa de variações espaciais e temporais de armazenamento de água em rios e zonas de inundação, perfis longitudinais de água e implicações geodinâmicas. Nesse contexto, o emprego da altimetria espacial para monitoramento de níveis em águas continentais apresenta a possibilidade de adquirir dados em locais com baixa densidade de estações ou de difícil acesso, como a bacia amazônica. Este trabalho analisa as medidas altimétricas de níveis de água adquiridas pelo satélite ENVISAT em relação aos dados obtidos em três estações fluviométricas da bacia do rio Madeira, no Amazonas. Foram estabelecidas três estações virtuais para a comparação entre as séries de dados altimétricos e as séries de dados fluviométricos (estações in situ) entre 2002 e 2008. Os resultados das análises realizadas apresentaram precisões de 12 ± 1 cm para a estação Pimenteiras; 35 ± 2 cm para a estação Príncipe da Beira e 32 ± 2 cm para a estação Prosperidade. Além disso, os dados adquiridos pelo satélite acompanharam o regime de variação de níveis registrado pelas estações in situ, sugerindo a possibilidade de utilizar esses dados como fonte complementar em estudos hidrológicos.

Space altimetry was developed in the Seventies with the accomplishment of the first measures for determination of the topography and the ocean´s surface. Since then, altimetric measures of continental water levels has had an important place in applications as: leveling of in situ stations, discharge estimation, estimative of spatial and temporal variations of water storage in rivers and floodplains, longitudinal water profiles and geodynamic implications. In this context, the use of space altimetry to monitoring levels in continental waters presents the possibility to acquire data in places with low density of conventional gauging (in situ stations) or difficult access, as in the Amazon basin. This study analyzes the altimetric measures of water levels acquired by ENVISAT mission in relation to the water levels at conventional gauges at de Madeira basin, in the Amazonas state. Three virtual stations were established to compare the altimetric data series and the series from gauging stations (in situ data) from 2002 to 2008. The results presented precisions in the order of 30 cm. Besides that, the satellite data followed the water stage variation registered in the in situ stations, suggesting the possibility of using this data as an additional source for hydrological studies.

NÉSTOR ALDO CAMPANA

Henrique Llacer Roig