» AVALIAÇÃO DA UMIDADE NO PERFIL DO SOLO A PARTIR DE SENSORIAMENTO REMOTOARLENE COSTA NASCIMENTO

O teor de umidade no solo é um dos fatores determinantes de alguns processos hidrológicos em uma bacia hidrográfica, como por exemplo na separação entre as parcelas da precipitação que infiltra e a que escoa superficialmente, bem como, é um dado imprescindível para a agricultura. No entanto, dependendo das dimensões de aplicação, os processos tradicionais de obtenção de dados de umidade in situ podem ser lentos e dispendiosos. Na literatura especializada há relatos de algumas pesquisas, em que se utilizou a resposta espectral da superfície do solo, no intervalo de 0,40 a 2,50 m, obtida por espectrorradiometria de campo ou por imagens de satélites, para estimativa da umidade nas camadas subsuperficiais do mesmo, incluindo os primeiros 50 cm. Porém, como as metodologias empregadas nessas pesquisas previam a variação da umidade em todo o perfil do solo, não se podia inferir categoricamente a existência de correlação efetiva entre as mudanças no teor de umidade a uma determinada profundidade e a resposta espectral superficial. Dessa forma, neste trabalho foi utilizada uma metodologia para avaliação da sensibilidade do fator de reflectância bidirecional (FRB) às mudanças no teor de umidade nas camadas subsuperficiais do solo, correspondendo aos primeiros 50 cm, sem a alteração da umidade do solo próximo à superfície. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Hidráulica da UnB, por meio da montagem de duas colunas de solos, em que se aumentaram os teores de umidade no solo por meio da elevação da frente de saturação, no sentido das camadas inferiores até a superfície. Os dados espectrais foram coletados utilizando o espectrorradiômetro GER 2600. Os resultados obtidos mostram que a espectroscopia de reflectância não é sensível às alterações da umidade no perfil do solo, porque não foram constatadas alterações notáveis no comportamento espectral em resposta à elevação da frente de saturação nas colunas de solo. As mudanças no espectro ocorreram apenas quando a frente de umedecimento alcançou a superfície.

Soil moisture is one of the most decisive factors in some hydrological processes of a watershed. For example, it is important to separate precipitation portions as infiltration and runoff and an indispensable data for agriculture. However, depending on the application scale, the traditional processes of obtaining soil moisture data in situ can be a slow and expensive operation. The literature reports some researches in which soil spectral response, obtained from field spectroradiometric or satellites images in the 0,40 to 2,50 m range, was used for estimating moisture in the subsurface layers, including the first 50 cm. Nevertheless, as the methodologies used in such researches foresaw the variation of moisture in whole soil profile, they could not categorically infer the existence of effective correlation among changes in soil moisture at certain depth and its superficial spectral response. Thus, in this work it was used a methodology to evaluate the bi-directional reflectance factor (BRF) sensitivity to soil moisture changes in the sub superficial layers (first 50 cm) without altering soil moisture near the surface. The research was developed in the UnB’s Hydraulics Laboratory, where two soil columns were built. The soil moisture was increased by rising saturation level from base to top. The spectral data were collected using the spectroradiometer GER 2600. The results suggest that remote sensing from the visible to the short waves infrared interval is not applicable to estimation of moisture in the soil profile, because sensitive alterations of the spectral behavior were not verified in response to the elevation of saturation level in soil columns. The spectral changes occurred only when the saturation level touch the surface.

NESTOR ALDO CAMPANA

José da Silva Madeira Netto