» AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE REMOÇÃO DE SAXITOXINAS POR DIFERENTES TIPOS DE CARVÃO ATIVADO EM PÓ (CAP) PRODUZIDOS NO BRASILANTÔNIA SIMONE DA SILVA

Como conseqüência do processo de eutrofização artificial de vários reservatórios brasileiros, a ocorrência de florações de cianobactérias tem se tornado fato cada dia mais comum. Tem sido observado um aumento no relato de ocorrência de florações de Cylindrospermopsis raciborskii, uma espécie potencialmente produtora de saxitoxinas. A adsorção em carvão ativado tem sido apontada como uma opção efetiva para remoção de cianotoxinas dissolvidas na água para consumo humano e, sob a forma de pó, o carvão pode ser facilmente utilizado de forma complementar no tratamento convencional. Entretanto, a efetividade do carvão é altamente pela matéria prima, pela distribuição do tamanho dos poros e também pelas características do composto a ser adsorvido. O presente trabalho apresenta uma avaliação do processo de adsorção por carvão ativado em pó na remoção de saxitoxinas (neoSTX e STX) produzidas pela espécie Cylindrospermopsis raciborskii, em experimentos em escala de bancada. Cinco carvões de fabricantes brasileiros foram selecionados para análise: um produzido a partir de casca de coco, dois de madeira, um de osso e um mineral. Uma caracterização desses carvões foi realizada quanto ao número de iodo, índice azul de metileno, área superficial BET, distribuição de tamanho dos poros e fotografias em microscópio eletrônico de varredura. O trabalho consistiu de 2 etapas experimentais: uma em que se avaliou o tempo necessário para alcançar o equilíbrio da adsorção e outra em que buscou determinar a capacidade adsortiva dos CAPs na remoção de saxitoxinas em amostras a partir da lise das células de Cylindrospermopsis raciborskii. Os resultados obtidos demonstram que o tempo de contato para alcançar as condições de equilíbrio foi bastante diferente para os carvões estudados. Embora os CAPs avaliados tenham se mostrado pouco eficientes, em termos percentuais na remoção de saxitoxinas (< 33%), as concentrações removidas foram bastante elevadas, alcançando valores de até 28 g/L. Os CAPs que removeram maiores concentrações de saxitoxinas (neoSTX e STX) foram os que também apresentaram os maiores volumes de mesoporos.

As consequence of the eutrophication of a number of Brazilian reservoirs, the occurrence of cyanobacteria blooms has became a common fact. It has been observed an increase in the report of occurrence of Cylindrospermopsis raciborskii blooms. C. raciborskii is a cyanobacteria specie able to produce saxitoxins. Adsorption on activated carbon has been appointed as an effective option for the removal of dissolved cianotoxins and, in the powder form, it can be easily incorporated to the conventional treatment. However, the performance of the activated carbon is highly influenced by the raw material, the pore size distribution and also by characteristics of compound to be adsorbed. This work presents a laboratory scale evaluation of the use of powdered activated carbon (PAC) for the removal of saxitoxins produced by Cylindrospermopsis raciborskii. Five Brazilian manufactured powdered activated carbons had been selected for this evaluation: one made from coconut shell, two made from wood, one made from bone and one of mineral origin. Characterization these PACs was carried out by means of the iodine number, blue methylene index, BET surface area, pore size distribution and scanning electron microscope photographs. The work consisted of two experimental stages: (i) the evaluation of the time necessary to each PAC reach the equilibrium of the adsorption; and (ii) the evalution of the adsorptive capacity of the PAC for the removal of saxitoxins. The water used in the experiments resulted from the lysis of cells from a culture of Cylindrospermopsis raciborskii. The results showed that the contact time to reach the equilibrium conditions was quite different for the various PAC studied. Although in percent terms the PACs studied had presented low removal efficiencies (< 33%), they were able to remove high concentrations of saxitoxins, up to 28 g/L. The PACs that removed more saxitoxins per gram of carbon were the ones that presented the higher mesoporos volumes.

CRISTINA CELIA SILVEIRA BRANDÃO

Sergio João de Luca

Ricardo Silveira Bernardes

Carvão Ativado em Pó , Cylindrospermopsis raciborskii , Remoção de saxitoxinas , Tratamento de água de abastecimento