» ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS DA ÁGUA DE DRENAGEM PLUVIAL EM SUB-BACIA URBANA NA CIDADE DE BRASÍLIA-DFVANUSA MEIRELES GOMES

Atualmente tem se observado a crescente utilização de alternativas de controle de enchentes na fonte. Medidas de controles como pavimentos permeáveis, reservatórios, trincheira de infiltração, entre outras, têm se mostrado eficientes quanto ao controle quantitativo do escoamento superficial. Porém, não se conhece o tipo e a magnitude do impacto causado ao solo ou às águas subterrâneas devido aos poluentes carreados pelas águas drenadas superficialmente. Diante da possibilidade de contaminação de solo e águas subterrâneas por meio de medidas alternativas de controle de enchentes, ou de contaminação de corpos d’água receptores por fontes difusas, tentou-se, com o presente trabalho, conhecer a qualidade da água proveniente do escoamento superficial urbano, de uma área da cidade de Brasília. Para isto, foi executado o monitoramento de uma rede de drenagem pluvial desse local, onde foram coletadas amostras de água para análise de qualidade, além de serem feitas medições de vazão no momento da coleta. Foram feitas sete campanhas de coleta de dados, divididas entre dois locais, sendo que a primeira ocorreu em outubro de 2003 e a última em fevereiro de 2004. Os parâmetros de qualidade analisados foram: temperatura, pH, condutividade, DBO, DQO, orto-fosfato, nitrato, coliformes totais e termotolerantes, sólidos em suspensão, metais e óleos e graxas. A velocidade do escoamento no interior da tubulação de água pluvial foi medida com a utilização de flutuadores. A comparação dos resultados obtidos referentes à carga de parâmetros como DQO, DBO, sólidos em suspensão e óleos e graxas, com padrões de carga per capita de esgoto doméstico, revelam valores expressivos, que correspondem a produção de um grande número de habitantes.

Currently it has been observed the development of alternative methods for flood control such as permeable pavements, reservoirs, infiltration trenches and others. These methods have been proved to be an efficient tool for surficial runoff quantitative control. Nevertheless, it is unknown the impact caused on the soil and the groundwater due to the pollutants carried by the urban drainage waters. Thus, the main motivation of this research was the limited information about the water quality attributable to diffused sources contamination during a flood occurrence. The research focused on the evaluation of the urban drainage water by monitoring two different sites from the Brasilia metropolitan area during October 2003 and February 2004. The following parameters were measured to appraise the water quality: temperature, pH, conductivity, BOD, COD, orthophosphate, nitrate, heavy metals, oil and grease, solid suspended, coliforms and flowrate. Floating method was used to assess the water velocity inside the drainage water pipelines. The obtained results demonstrated that the load charges of COD, BOD, suspended solids and oils were closed to the domestic wastewater demand, and their values were very expressive.

RICARDO SILVEIRA BERNARDES

Márcio Benedito Baptista

Sergio Koide

Drenagem Urbana , Poluição de corpos d’água , Qualidade de água pluvial , Quantidade de água pluvial