» ANÁLISES QUANTITATIVA E QUALITATIVA DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO RODEADOR/DF PARA AVALIAÇÃO DAS CARGAS DE POLUIÇÃO.Barbára Moreira Fim

A modelagem hidrológica é uma ferramenta utilizada para a simulação dos processos físicos e avaliação dos impactos nos recursos hídricos e no meio ambiente, principalmente os advindos de ações antrópicas. Quando associada ao monitoramento da qualidade da água, se tornam instrumento de melhoria da gestão e do gerenciamento de uma bacia hidrográfica. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise dos aspectos quantitativos e qualitativos das águas superficiais da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Rodeador/DF baseada na intensificação dos dados de monitoramento da qualidade da água e na simulação hidrológica. Para tal fim, foi determinado um plano de monitoramento da qualidade da água com coletas semanais de julho de 2017 a fevereiro de 2018, além de eventos de amostragem contínua no período noturno, nas estações seca e chuvosa. Ademais, foi realizada a simulação mensal de vazão, nitrogênio total e fósforo total, com a aplicação do modelo SWAT, e posterior utilização do monitoramento histórico para calibração dos parâmetros de modelagem e verificação das simulações. Por fim, a simulação diária de vazão, nitrogênio total, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal e fósforo total, no mesmo período das coletas semanais, permitiu a comparação dos dados gerados pelo monitoramento e pela modelagem hidrológica e de qualidade de água. Os resultados do monitoramento mostram que o Ribeirão Rodeador apresenta boa qualidade. As cargas de compostos de nitrogênio e fósforo são baixas, ainda assim, na maior parte das vezes, são subestimadas pelo monitoramento padrão realizado no Distrito Federal. Em relação à modelagem hidrológica, a calibração e a verificação apresentaram resultados satisfatórios para a vazão e insatisfatórios para nitrogênio e fósforo, porém as variáveis estatísticas apresentaram melhoria significativa em relação à modelagem sem calibração. A comparação das simulações diárias com os parâmetros analisados no monitoramento foi insatisfatória para a maioria dos parâmetros, mas mostrou correspondência aceitável para nitrogênio total e fósforo total.

Hydrological modeling is a tool used for the simulation of physical processes and evaluation of impacts on water resources and on the environment, especially those resulting from anthropogenic actions. When associated to the monitoring of water quality, they become an instrument for improving the management of a river basin. Therefore, the objective of this work was to perform an analysis of the quantitative and qualitative aspects of the surface water of the ribeirão Rodeador hydrographic basin/DF based on the intensification of water quality monitoring data and hydrological simulation. Thus, a water quality monitoring plan was drawn up with weekly collections from July 2017 to February 2018, as well as continuous sampling at night, dry and rainy seasons. In addition, monthly flow, total nitrogen and total phosphorus simulation were performed with the SWAT model, as well as the use of historical monitoring for calibration of the modeling parameters and verification of the simulations. Finally, daily flow, total nitrogen, nitrate, nitrite, ammoniacal nitrogen and total phosphorus simulation, in the same period of the weekly collections, allowed the comparison of data generated by both monitoring and hydrological and water quality modeling. The results of the monitoring show that ribeirão Rodeador presents good water quality. The loads of nitrogen and phosphorus compounds are low, yet, in most cases, they are underestimated by the standard monitoring carried out in the Federal District. In relation to the hydrological modeling, calibration and verification presented satisfactory results for flow and unsatisfactory results for nitrogen and phosphorus, but the statistical variables showed a significant improvement over modeling without calibration. The comparison of the daily simulations with the parameters analyzed in the monitoring was unsatisfactory for most of the parameters, but showed an acceptable correspondence for total nitrogen and total phosphorus.

Ricardo Tezini Minoti

Julian Cardoso Eleutério