» ANÁLISE DE DESEMPENHO DE REATOR ANAERÓBIO (UASB) ASSOCIADO A LEITO CULTIVADO DE FLUXO SUBSUPERFICIAL PARA TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICOANDRÉ SARMANHO DE LIMA

O presente trabalho tem como objetivo realizar a avaliação do desempenho de um reator UASB em escala real, com profundidade não convencional, e verificar o potencial de nitrificação/desnitrificação de leito cultivado como pós-tratamento do reator em questão. A avaliação se baseou na realização de análises de DQO, sólidos suspensos, sólidos sedimentáveis, pH e alcalinidade para o afluente e efluente do reator UASB, além da análise de sólidos totais, fixos e voláteis em vários pontos ao longo da altura do reator para uma avaliação do desenvolvimento da manta de lodo. Para remoção de nitrogênio do brejo, foram realizadas análises de TKN, amônia e nitrato ao longo do leito cultivado com macrófitas do gênero Typha ssp. Os resultados obtidos mostraram que o reator anaeróbio UASB em estudo, com profundidade não convencional (menores que 4 m), pode propiciar remoção satisfatória de DQO, se houver descarga de lodo a uma freqüência pré-estabelecida. Quanto ao leito cultivado de fluxo subsuperficial, o mesmo apresentou resultados positivos no seu desempenho como pós-tratamento (remoção de nitrogênio) de reatores anaeróbio UASB.

The present work intended to survey a wastewater treatment system consisting in an upflow anaerobic sludge blanket (UASB) reactor with non conventional depth, followed by a constructed wetland. The main point about the constructed wetland is to evaluate nitrification/denitrification potential. For the UASB reactor evaluation, laboratory analyses from influent and effluent were performed. The laboratory analyses were done for COD, suspended solids, settleable solids, pH and alkalinity. It was also analyzed suspended solids (total, fixed and volatile) inside the reactor, in different points, to evaluate the sludge blanket development. To evaluate wetland nitrification/denitrification potential, analyses were done along the constructed bed with macrophyts from Typha ssp genus. It was analyzed nitrogen as TKN, ammonia and nitrate. The results showed that the UASB reactor in study, with depth lower than 4 meters, can achieve acceptable performance, if extra sludge discharge is done frequently. About the constructed wetland with subsuperface flow, it has shown good results as post treatment (nitrogen removal) for UASB reactors.

RICARDO SILVEIRA BERNARDES

Denis Miguel Roston

Oscar de Moraes Cordeiro Netto

Leito cultivado , Pós-tratamento , Reator anaeróbio UASB , Tratamento de esgoto doméstico