A multidisciplinariedade que envolve o processo de planejamento, a falta de recursos para o tratamento do grande volume de informações, concernentes à base de dados, tem se constituído numa das etapas mais complexas do planejamento. Freqüentemente, na prática, observa-se o uso de informações incorretas, desatualizadas ou inconsistentes, o que dificulta planejar adequadamente. Isto ocorre porque o crescimento urbano é um processo espacial e dinâmico e as simplificações impostas, como a homogeneidade espacial, acabam por gerar imprecisões nos resultados. Apresenta-se, nesse contexto, o geoprocessamento como uma ferramenta atual, com grande potencial para adquirir dados, gerenciar, analisar e apresentar resultados. É típica do geoprocessamento a produção de mapas temáticos que podem gerar indicativos do crescimento da cidade, articulando os diversos componentes da infra-estrutura e subsidiando as atividades do planejamento urbano e ambiental do município. Fundamentando-se no geoprocessamento, neste estudo é formulada a hipótese segundo a qual, por meio de modelagem, é possível relacionar os vazios urbanos (lotes desocupados) com a infra-estrutura implantada (redes viária, de drenagem pluvial, de abastecimento de água, de esgoto sanitário, de energia elétrica e o sistema de coleta de lixo), o relevo e a proximidade de áreas de proteção ambiental, constituindo esses fatores como indicadores da prioridade à ocupação de lotes vazios. Para testar a metodologia, utilizou-se uma parcela de um loteamento, localizada no perímetro urbano da cidade de Goiânia-GO. Relacionou-se o lote vazio com a existência e proximidade da infra-estrutura. As diferenças do custo de implantação das redes viária, de drenagem pluvial, de abastecimento de água, de esgoto sanitário e de energia, em função da densidade de ocupação, constituíram pesos a contabilizar na hierarquização do modelo. Conclui-se que o mapa temático da hierarquização de lotes prioritários à ocupação e a metodologia empregada no modelo proposto podem contribuir, de forma eficaz, com o planejamento urbano e ambiental.
The multidisciplinarity that involves the planning process, the lack of resources for the treatment of the great volume of information, concerning to the base of data, it has been constituting in one of the most complex stages of planning. Frequently, in the practice, it is observed the use of incorrect, out of date or inconsistent information, what hinders an appropriated planning. This happens because the urban growth is a spatial and dynamic process and imposed simplifications, as space homogeneity, generate imprecision in the results. In that context, the geoprocessing is presented as an up dated device, with great potential to acquire data and to manage, to analyze and to present results. It is typical for geoprocessing the production of thematic maps that can generate indicative of the growth of the city, articulating the several components of the infrastructure and subsidizing the activities of the urban and environmental planning of the municipal district. Being based in the geoprocessamento, in this study it is formulated the hypothesis according to which, by means of modeling, it is possible to relate the urban emptiness (unoccupied lots) with the implanted infrastructure (networks of roads, of pluvial drainage, of provisioning of water, of sanitary sewer, of electric energy and the system of garbage collection), the relief and the proximity of areas of environmental protection, those factors are taken as indicators of the priority to the occupation of empty lots. In order to test the methodology, a portion of a setlement was used, located in the urban perimeter of the city of Goiânia-GO. The unoccupied lots were related with the existence and proximity of the infrastructure. The differences of implanting cost of the networks of roads, of pluvial drainage, of provisioning of water, of sanitary sewer and of energy, in function of the occupation density, they constituted weights to count in the model hierarchy. It is concluded that the thematic map of the hierarchization of priorities for the occupation of lots and the methodology applied in the proposed model can contribute, in an effective way, with the urban and environmental planning.