» ANÁLISE DA GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO NO DISTRITO FEDERAL COM PROPOSIÇÃO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTALPATRÍCIA BONOLO CRUVINEL

Com a publicação da Resolução CONAMA 307/2002, principal marco regulatório para gestão de RCD no Brasil e a publicação da PNRS, em 2010, o Distrito Federal tenta se adequar ao que é preconizado nas legislações vigentes. Com isso, o objetivo principal dessa pesquisa foi analisar a situação dos RCD no Distrito Federal e propor indicadores e um índice de sustentabilidade ambiental que possibilitem acompanhar a tendência à sustentabilidade ambiental no gerenciamento desses resíduos. Para isso, esta pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo a primeira baseada na análise da gestão de RCD no DF e a segunda na proposição de indicadores e um índice de sustentabilidade ambiental para avaliar o gerenciamento de RCD, com foco predominante na dimensão ambiental. No total, foram propostos 18 indicadores considerando as seguintes etapas do gerenciamento: geração; coleta e transporte; tratamento e reciclagem; e disposição de RCD. Os indicadores finais foram organizados em uma matriz de sustentabilidade que contém: o peso de cada indicador conforme os resultados obtidos na avaliação pelos membros do CORC/DF ; às tendências à sustentabilidade que varia de 0 a 1 (Muito Favorável (MF) = 1 ponto; Favorável (F) = 0,5 pontos; e Desfavorável (D) = 0 pontos) ; e o valor final que resulta da multiplicação do valor da tendência à sustentabilidade pelo peso. A partir da matriz é possível calcular o índice de sustentabilidade para cada uma das etapas, sendo o Índice de Sustentabilidade no Gerenciamento de RCD no DF (ISGRCD) obtido somando-se o índice de sustentabilidade de cada uma das etapas. O ISGRCD pode variar entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 for o valor obtido maior será a tendência à sustentabilidade ambiental. Apesar de o índice de sustentabilidade proposto não ter sido efetivamente aplicado é possível concluir que a sustentabilidade no gerenciamento de RCD no DF ainda é baixa. Essa conclusão é baseada na análise da gestão de RCD apresentada na primeira etapa do trabalho, que constatou a existência de um conjunto de ações, regulamentações e medidas previstas, mas que ainda estão em fase inicial.

With the publication of CONAMA Resolution 307/2002, the main regulatory framework for RCD management in Brazil and the publication of PNRS in 2010, the Federal District tries to adapt to what is envisaged in current legislation. Thus, the main objective of this research was to analyze the situation of the RCD in the Federal District and propose indicators and an environmental sustainability index that enable follow the trend to environmental sustainability in the management of such waste. For this, this research was divided into two stages, the first based on the analysis of the RCD management in Mexico City and the second in indicators proposition and an environmental sustainability index to evaluate the management of RCD, with predominant focus on the environmental dimension. In total, 18 indicators were proposed considering the following steps management: generation; collection and transportation; treatment and recycling; and disposal of RCD. The final indicators were arranged in a matrix of sustainability that contains: the weight of each indicator as the results of the assessment by the members of CORC / DF; trends sustainability ranging from 0 to 1 (Very Favourable (MF) = 1 point; Favourable (F) = 0.5 points, and Unfavorable (D) = 0 points); and the final value resulting from multiplying the value of the trend to sustainability by weight. From the matrix is possible to calculate the sustainability index for each of the stages, the Sustainability Index RCD Management in DF (ISGRCD) obtained by adding the sustainability of each step index. The ISGRCD may vary between 0 and 1, and the closer to 1 is the highest value obtained will be the trend to environmental sustainability. Despite the proposed sustainability index it has not been applied it can be concluded that the sustainability of the RCD management in DF is still low. This conclusion is based on analysis of the RCD management presented the first stage of work, which found the existence of a set of actions, regulations and planned measures, but which are still at an early stage.

CONCEIÇÃO DE MARIA ALBUQUERQUE ALVES

Armando Borges de Castilhos Junior

Oscar de Moraes Cordeiro Netto

Gestão de resíduos da construção e demolição , Indicadores de sustentabilidade , Índice de sustentabilidade ambiental