1. PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO: definição dos objetivos instrucionais,
elaboração de planos de aula, preparação de aulas, preparação de material de apoio a ser
distribuído,
apresentação de aulas com apoio de diferentes recursos, atendimento a
alunos, elaboração e correção de instrumentos de avaliação da aprendizagem,
preparação, apresentação e avaliação de seminários e palestras.
2. MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO: preparação do
material didático, didática, postura
em classe e clareza na discussão dos assuntos, preparação quanto ao conteúdo dos
tópicos a serem lecionados.
3. COMUNICAÇÃO PROFESSOR
–
ALUNO: conceitos.
4. TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: conceitos.
____________
_
Bibliografia
ABREU, M.C. e MASETTO, M.T., O professor universitário em aula: prática e princípios
teóricos, MG. Ed. Associado, São Paulo, 1987.
ASTOLFI, J
–
P. e DEVELEY, M., A Didática das Ciências (4a ed), Papirus, Campinas, 1995.
BORDENAVE, J.D. e PEREIRA, A.M. Estratégias de Ensino
–
Aprendizagem, Vozes,
Petrópolis, 1977.
CUNHA, M.I., O bom professor e sua prática, Papirus, Campinas, 1989.
MASETTO, M.T., Didática: a aula como centro, FTD, São Paulo, 1994.
PIMENTEL, M.G. O professor
em construção, Papirus, Campinas, 1994.
VEIGA, I.P.A. (org.), Técnicas de Ensino: por que não?, Papirus, Campinas, 1991