» SISTEMÁTICA DE AUXÍLIO À DECISÃO PARA A SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS DE CONTROLE DE INUNDAÇÕES URBANASJUSSANÃ MILOGRANA CÔRTES

Neste trabalho foi desenvolvida uma sistemática de auxílio à decisão para a seleção de alternativas de controle de enchentes urbanas, contemplando aspectos sociais, ambientais, de saúde pública, hidrológicos e financeiros. Adicionalmente, foi desenvolvida uma sistemática de avaliação de danos diretos à infraestrutura urbana identificando pontos vulneráveis de cada sistema e prevendo a extensão dos danos, baseada em entrevistas a concessionárias de serviços, prefeituras e Defesa Civil de municípios do estado de Minas Gerais. Os sistemas avaliados foram: água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica, viário e limpeza pública. Para a análise de desempenho das alternativas foram formulados indicadores para os
critérios “Impactos sobre a população”, “Impactos sobre o meio” e “Impactos hidrológicos”, utilizando resultados de modelagem hidrológica, hidráulica e de geoprocessamento. A sistemática foi aplicada ao município de Itajubá para alternativas: situação atual, implantação de uma barragem, implantação de diques laterais e de um sistema de alerta. A análise desempenho-custo foi efetuada pela agregação dos indicadores em um “Índice de Desempenho” e pelo “Índice de Custo”, determinado a partir dos custos de implantação, manutenção e operação das intervenções, dos danos diretos a habitação, comércio e serviços, e à infraestrutura urbana. Os resultados mostraram: i) a aplicabilidade da metodologia proposta no auxílio à decisão para a seleção de alternativas para o controle de inundações; ii) uma variação na ordem de 10% dos danos diretos à infraestrutura em relação aos demais setores avaliados. Em relação à análise de desempenho, esta se mostrou aplicável e pouco sensível a variações nos valores dos indicadores, evidenciando a robustez da mesma. A sistemática apontou a preferência da alternativa da barragem para solução dos problemas relacionados às inundações no município de Itajubá.

In this work, a decision aid tool was developed to select flood control alternatives in urban areas based on social, environmental, public health, hydrological and financial aspects. Additionally, a procedure to assess direct damages to the infrastructure was developed in order to identify vulnerable points and related damages to water supply, as well as to drainage, sanitary and electrical distributions systems, and to road networks and urban solid waste management, on the basis of interviews with public and other municipal authorities. The performance analysis among different alternatives was based on indicators, as resulting from hydrologic, hydraulic and geoprocessing models, and summarized according to the
following criteria: “Population Impacts”, “Environmental Impacts” and “Hydrological Impacts”. The above described procedure was applied to the town of Itajubá, located in the Brazilian state of Minas Gerais, according to the following four scenarios: current situation, dam building, laterals levees and the implementation of flood warning system. The costperformance assessment was made by aggregating the indicators in a “Performance Index” and a “Cost Index” as defined on the basis of building, maintenance and operation costs, direct damages to households, commerce and services sectors, as well as infrastructure direct damages. The results showed: i) the methodology is applicable to select flood control alternatives; ii) and that direct infrastructure flood damages represent around 10% of the total damaged assessed in the others sectors. The performance analysis showed also to be applicable and to be less sensitive to variation in indicators values, thus proving its robustness. The procedure pointed out the dam building alternative as the preferable one to solve flood problems in Itajubá.

NÉSTOR ALDO CAMPANA

Flávio César Borba Mascarenhas
Eduardo Mário Mendiondo
Nestor Aldo Campana