» ANÁLISE DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO E PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM CENTROS URBANOSFELIPE EUGENIO DE OLIVEIRA VAZ SAMPAIO

A água é hoje um fator limitante para o desenvolvimento de diversas regiões no planeta, em especial em localidades populosas, como é o caso dos grandes centros urbanos. Nessas condições, os Sistemas de Aproveitamento de Água Pluvial (SAAP) surgem como fontes alternativas à água potável fornecida pelas companhias de saneamento, além de promover sua conservação. A disseminação dessa prática precisa da definição de método genérico e simplificado para dimensionamento otimizado de reservatórios de acumulação de SAAP, componentes mais onerosos do sistema, uma vez que os diversos métodos que podem ser encontrados na literatura conduzem a valores com grande variabilidade. Diante desse cenário, o principal objetivo deste trabalho é construir uma metodologia para padronização do dimensionamento preliminar de reservatórios de acumulação de SAAP e avaliação da viabilidade econômica de implantação desses sistemas. A metodologia proposta foi implementada em um Sistema de Suporte a Decisão (SSD), que realiza o dimensionamento otimizado dos reservatórios através de simulações diárias e analisa a viabilidade dos sistemas utilizando critérios técnicos e econômicos, preenchendo, dessa forma, uma lacuna nas ações que visam ampliar o uso de SAAP, já que os SSD voltados para determinação do volume de reservatórios de acumulação ainda deixam a desejar no que diz respeito à análise da viabilidade econômica e, acerca da viabilidade técnica, determinam o volume através de métodos empíricos ou conservadores, muitos ainda baseados em critérios de confiabilidade, que são pouco práticos para centros urbanos. Para avaliar a metodologia sugerida, foram efetuados, em centros urbanos selecionados, estudos de casos em diferentes tipos de edificações. Além disso, foram realizadas simulações, utilizando o SSD criado, para diversos cenários com o intuito de gerar diagramas capazes de promover o pré-dimensionamento e analisar a viabilidade de SAAP de forma fácil e rápida nos centros urbanos selecionados.

Nowadays water is a limiting factor hindering the development of many regions of the planet, especially in densely populated locations such as large urban areas. Therefore Rainwater Harvesting Systems (RWHS) are alternate sources of drinking water in lieu of supply companies and promote water conservation. To disseminate this practice a generic and simplified methodology to estimate the optimum size for the tanks is necessary, bearing in mind that these are the most expensive components of the system and that the various methods which can be found in literature lead to tank volumes with wide variability. The aim of this project was to create a methodology to both standardize dimensions for RWHS tanks and evaluate the economic viability to install such systems. The methodology was applied in a Decision Support System (DSS), which optimizes the size of rainwater tanks through daily simulations and analyzes the viability of installation according to technical and economical criteria, filling thus a gap in actions aimed at broadening the use of RWHS, since the DSS aimed at determining the volume of storage tanks still fall short with regard to the analysis of economic viability and, about the technical viability, determine the volume through empirical methods or conservatives, many still based on reliability criteria, which are impractical for urban areas. In order to evaluate the suggested method, case studies were carried out in different types of buildings of selected Brazilian urban areas. In addition, simulations were performed using the DSS created for various scenarios in order to generate diagrams that can quick and easily estimate the size of tanks and the economical viability of installation for RWHS in the selected urban areas.

CONCEIÇÃO DE MARIA ALBUQUERQUE ALVES

Christopher Freire Souza

Marco Antonio Almeida de Souza

APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL , CONSERVAÇÃO DE ÁGUA , Sistema de suporte à decisão