» MODELO MULTIAGENTE PARA GESTÃO COMPARTILHADA DE RECURSOS HÍDRICOS: APLICAÇÃO À BACIA DO RIO SAMAMBAIA.Pedro Phelipe Gonçalves Porto

A gestão dos recursos hídricos é tema abrangente, que incorpora contribuições de diferentes áreas do conhecimento, desde área social como direitos humanos primordiais até ao desenvolvimento econômico, como na urbanização, produção agrícola e industrial de grandes aportes. Portanto, torna-se necessário analisar políticas e decisões sobre o assunto, com racionalidade e profundidade. Um dos caminhos para direcionar a tomada de decisão na área de recursos hídricos é a maximização dos benefícios gerados em uma bacia hidrográfica. Porém, muitas vezes, esse tipo de abordagem considera um compromisso total do usuário em se submeter às novas regras de utilização de água em prol de um benefício maior. Fato como este dificilmente ocorre, especialmente em bacias divididas geopoliticamente e com mais de um órgão gestor. Para subsidiar o processo de tomada de decisão de alocação de água em bacias hidrográficas, com risco de conflitos pelo seu uso, sistemas de informação que incorporem a representação do comportamento dos usuários à modelagem da disponibilidade hídrica, agregam informação à decisão de alocação de água. No presente trabalho, a modelagem baseada em agentes é utilizada para representar a individualidade dos usuários com suas características e comportamentos frente às políticas de gestão de água e aos possíveis cenários hipotéticos, apresentando-se como uma ferramenta para suporte a negociações e discussões sobre o assunto. Assim, se desenvolveu e implementou-se um modelo para bacia hidrográfica do Rio Samambaia. Nessa bacia a atividade com o maior consumo de água é a agricultura irrigada. O modelo considera as diferentes demandas de água de diferentes tipos de safra, preço de venda da safra, dados meteorológicos e disponibilidade de água. Cenários sobre a redução da disponibilidade de água e o pagamento pelo seu uso foram executados, os resultados mostram que, apesar da baixa diferença percentual (variações de até 2%), cada cenário teve impacto na produção de receita, tipos de culturas produzidas e demanda de água.

The management of water resources is a wide theme, which includes reflections from different areas of knowledge, from social area as primordial human rights to economic aspects of its use in urban consumption, agricultural and industrial production. Therefore, it is necessary that decisions and policies on the subject are analyzed with rationality and depth. One of the ways to guide decision-making in the area of water resources is to maximize the benefit generated by the water resource in a river basin, but often this type of approach considers a total commitment of the user to submit to the new rules of use in favor of a greater benefit, a fact that hardly occurs, especially in basins geopolitically divided and with more than one managing organ. In order to support the water allocation decision-making process in river basins with risk of water conflicts, information systems that incorporate the behavior of users to the model of water availability can enhance information thus generate a better the water allocation decision. In the present work, agent-based modeling is used to represent users with their characteristics and behaviors in relation to water management policies and hypothetic scenarios, presenting itself as a tool to support negotiations and discussions on the subject. Thus, a river basin model of the Samambaia river was developed, in this basin the only greater water use is irrigated agriculture. The model takes into account the different water demands of different types of crop, sale price of the crop, meteorological data and availability of water. Scenarios on reducing water availability and water charges were conducted, the results show that, despite the low percentage difference (variations of up to 2%), each scenario had an impact on income production, types of crops produced and water demand.

Conceição de Maria Albuquerque Alves

Fernan Enrique Figueroa