» ESTUDO HIDROLÓGICO E DE TRANSPORTE DE SEDIMENTOS EM UMA BACIA DO BIOMA CERRADO: BACIA DO CÓRREGO CAPÃO COMPRIDOMICHELE MITIE ARAKE FRAGOSO

Para que o planejamento da gestão de recursos hídricos seja elaborado de forma adequada são necessários o conhecimento e a compreensão dos processos hidrológicos de uma bacia hidrográfica. Dessa forma torna-se essencial adensar o monitoramento em pequenas áreas de modo a permitir a sua extensão para escalas maiores. Pesquisas com modelos de simulação desenvolvidas em bacias experimentais e representativas são muito importantes devido ao fato de que seus parâmetros podem, em princípio, ser considerados válidos para as regiões das quais estas bacias são representativas. Dentro desse contexto, o presente trabalho teve por objetivo realizar um estudo do comportamento hidrológico da bacia do Córrego Capão Comprido – DF, inserida no Bioma Cerrado, a partir do monitoramento quantitativo e qualitativo da água, do transporte de sedimentos e por meio da utilização do modelo matemático AGNPS para sua simulação. Avaliou-se o desempenho do AGNPS mediante um levantamento de dados utilizando-se um método simplificado, baseado em observações de campo. Os resultados mostraram que esse tipo de levantamento permitiu realizar avaliações qualitativas dos parâmetros estudados. Para que haja melhor compreensão do comportamento hidrológico da bacia, aplicando-se o modelo AGNPS, constatou-se ser de grande importância o levantamento mais detalhado dos parâmetros de entrada do modelo, especialmente aqueles relacionados às características do solo.

For the planning of the management of water resources will be adequately prepared are necessary knowledge and understanding of the processes of a water basin. Thus it becomes essential to intensify tracking in small areas to enable its extension to larger scales. Researches with simulation models developed in experimental and representative basins are very important due to its parameters can , in principle, be considered valid for the regions from which these basins are representative. In this context, this study aimed to undertake a study of the behaviour of the hydrological basin of the Stream Capão Comprido – DF, inserted in the Cerrado Biome, from the quantitative and qualitative monitoring of the water, the transport of sediment and through the use of AGNPS mathematical model for simulation. It was evaluated the performance of the AGNPS through a survey of data using a simplified method, based on observations of field. The results showed that this type of survey has brought qualitative assessments of the output parameters. Better understanding of the hydrological behaviour of the basin, according to the AGNPS model, it was observed being very important more detailed survey of input parameters of the model, especially those related to the characteristics of soil.

SÉRGIO KOIDE

Carlos de Oliveira Galvão