» ESTUDO DO TRANSPORTE DE SEDIMENTOS EM SUSPENSÃO NA BACIA DO RIO DESCOBERTOCRISTINA CAETANO BICALHO

Neste estudo foi realizado o levantamento de dados sedimentométricos em cursos d’água localizados a montante e a jusante do reservatório do Descoberto-DF com o objetivo de buscar um melhor conhecimento sobre o transporte de sedimentos nessa bacia. Foram realizadas campanhas mensais de junho de 2005 a fevereiro de 2006 para a determinação das descargas de sedimentos em suspensão com a utilização do amostrador de profundidade do tipo USDH-59 e a utilização do método de amostragem do Igual Incremento de Largura. Considerando-se que levantamentos sedimentométricos são trabalhosos e onerosos e buscando-se alternativas para torná-los mais práticos e rápidos, foram realizados estudos sedimentométricos das seções transversais em que buscou-se avaliar a representatividade das verticais da seção e avaliar-se possíveis correlações entre a concentração de sedimentos em suspensão em amostras coletadas na margem com a concentração média da seção. Os estudos mostraram que, aparentemente, a sub-bacia do ribeirão das Pedras teve o seu nível de degradação reduzido ao comparar-se os anos de 1989 e 2005. O Capão Comprido, uma pequena bacia rural, apresenta alta descarga específica de sedimentos em suspensão em comparação com outras sub-bacias com características semelhantes. A seção do rio Descoberto a jusante do reservatório e do rio Melchior, apresentou descarga de sedimentos considerada muito alta. Os resultados obtidos foram utilizados para avaliar o assoreamento do reservatório do Descoberto e verificou-se que as descargas sólidas dos tributários do reservatório foram possivelmente subestimadas. As causas para isso podem estar relacionadas às curvas-chave de sedimentos obtidas e seus pequenos intervalos de aplicação, à utilização de valores médios diários de vazão para a estimativa das descargas sólidas, além das limitações intrínsecas aos métodos utilizados, considerando-se que pequenas bacias podem exigir metodologia específica para resultados mais precisos.

In this study, sedimentometric data were collected in streams located upstream and downstream the Descoberto reservoir, with the objective of improving the knowledge about the sediment transport in this watershed. Monthly data collection campaigns from June-2005 to February-2006 were carried out to determine suspended sediments loads using a depth sampler, type USDH-59 and adopting the sampling method of the Equal Increment of Width. Considering that sediment yield surveys are laborious and expensive, and searching for alternatives to make them more practical and fast, studies on sediment yield distribution on the transversal sections were accomplished, aiming to determine the most representative verticals in the transversal section and to evaluate possible correlation between suspended sediment concentration in samples collected near river bank and the average concentration on the transversal section. The studies demonstrated that ribeirão das Pedras stream had its level of degradation apparently reduced if the years of 1989 and 2005 are compared. It was observed that the Capão Comprido, a small agricultural basin, presented high specific suspended sediment load, in comparison with other basins with similar characteristics. The section downstream the Descoberto reservoir and the Melchior river, presented a suspended sediment production considered very high. The results of this study were used to evaluate the sedimentation in the Descoberto reservoir and it was verified that the sediment yield of its tributaries was possibly underestimated. The reasons for this can be related to the sediment rating curves and its short range of discharges, the use of mean daily flows for estimating daily sediment loads, and all the intrinsic limitations of the used methods, considering that small watersheds may demand specific methodology for more precise results.

SÉRGIO KOIDE

Evaldo Miranda Coiado

Nestor Aldo Campana

Assoreamento de reservatórios , Monitoramento , Sedimentos em suspensão , Transporte de sedimentos