» AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE UMA ESTAÇÃO PILOTO PARA RECEPÇÃO E PRÉ-TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE CAMINHÕES LIMPA-FOSSASADRIANE DIAS DA SILVA

Foi avaliado o comportamento de uma estação piloto instalada nas dependências da Estação de Tratamento de Esgotos de Brasília – Asa Sul (ETEB Sul), em Brasília, concebida para recepção e pré-tratamento de resíduos de caminhões limpa-fossas, compostos por lodos de fossas e tanques sépticos, e por resíduos de caixas de gorduras. Os lodos de fossas e tanques sépticos podem ser tratados de forma combinada com esgotos sanitários, mas, para isso, torna-se necessário o seu condicionamento antes de seguir para a estação de tratamento dos esgotos. A estação piloto estudada era composta de grade, tanque equalizador, peneira rotativa, triturador e uma unidade central para separação de gorduras dotada de aeração. O comportamento da estação piloto foi avaliado principalmente quanto à redução da concentração de óleos e graxas desse tipo de resíduos, pois altos teores de óleos e graxas podem afetar diretamente o desempenho de estação de tratamento de esgotos que receba os resíduos dos caminhões limpa-fossas. A unidade central da estação piloto foi testada nos quatro modos de operação a seguir: (1) recebendo lodos de fossas, sem aeração no terço inicial; (2) recebendo lodos de fossas, com aeração no terço inicial; (3) recebendo resíduos gordurosos e lodos de fossas, sem aeração no terço inicial; e (4) recebendo resíduos gordurosos e lodos de fossas, com aeração no terço inicial. Verificou-se que existe uma tendência da unidade central em se comportar um pouco melhor ao receber resíduos gordurosos. Ao receber somente lodos de fossas e utilizar aeração no terço inicial da unidade central, o aumento na remoção de óleos e graxas foi em média 6%, enquanto que ao receber lodos de fossas e resíduos gordurosos e com aeração no terço inicial, o aumento na remoção de óleos e graxas foi em média 32%. Porém, ao aplicar o teste de hipóteses não paramétrico de Mann-Whitney, com nível de significância de 5%, o emprego da aeração não mostrou eficiência estatisticamente significativa. O tanque equalizador da estação piloto funcionou como um desarenador e tanque separador de gordura, contribuindo para a atenuação das cargas orgânicas e inorgânicas que seguiam para a entrada da unidade central. A Estação piloto, como um todo, removeu em média 72% de óleos e graxas quando recebeu somente lodos de fossas, e ao receber lodos de fossas e resíduos gordurosos removeu em média 95% dos óleos e graxas. Verificou-se, também, que são possíveis e necessários alguns ajustes na estação piloto para que se possam obter melhores resultados.

This work evaluated the behavior of a pilot plant for reception and pre-treatment of wastes collected and transported by vacuum trucks, consisting of sludge from pits and septic tanks, and fatty wastes from greasy separation chambers. This pilot plant was located at the Brasília Asa Sul Sewage Treatment Plant (ETEB Sul). The sludge from pits and septic tanks can be treated in combination with sewage, but, for doing this, it is necessary his conditioning before heading to the sewage treatment plant. The studied pilot plant consisted of grid, equalization tank, rotary screen, crusher and a central unit for separating fats provided with aeration. The behavior of the pilot plant has been reported mainly in reducing the concentration of oils and greases from these types of waste because high levels of oil and grease can directly affect the performance of sewage treatment plants which receive wastes from vacuum trucks. The central unit of the pilot plant was tested in four operating modes as follows: (1) receiving septage without aeration in its first third part; (2) receiving septage with aeration in its first third part; (3) receiving greasy wastes and septage without aeration in its first third part; and (4) receiving grease wastes and septage with aeration in its first third part. When performing the Mann-Whitney non parametric hypothesis tests (with significance level of 5%), the application of aeration did not show statistically best efficiency results. It was observed that the equalization tank of the pilot plant behaves as a combination of grit and grease removal chamber, reducing organic and inorganic loads entering the central unit. The total pilot plant has reduced the average of 72% of oils and greases present in the septage, and the average of 95% of oils and greases present in the mixture of greasy wastes and septage. It was found, too, that are possible and needed some adjustments in the pilot plant so that it can produce better results.

MARCO ANTONIO ALMEIDA DE SOUZA

Ronaldo Stefanutti