» Métodos Numéricos em Recursos Hídricos08/11/2016

1. INTRODUÇÃO: Solução de sistemas de equações lineares; integração de funções; raízes de equações e sistemas de equações não-lineares.

2. MÉTODO DAS DIFERENÇAS FINITAS: derivadas de ordem superior; problemas transientes; consistência, convergência e estabilidade.

3. MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS: métodos de resíduos ponderados, da colocação, dos mínimos quadrados, dos momentos, de Galerkin, variacionais; tipos de elementos, triangular linear, retangular linear, de ordem superior, isoparamétricos; problemas transientes.

4. MÉTODO DOS ELEMENTOS DE CONTORNO: dedução das equações de contorno, discretização do contorno; tipos de elementos.

5. MODELOS DE ECOAMENTO A SUPERFÍCIE LIVRE: equações básicas; onda cinemática não linear; equações de Saint-Venant.

6. MODELOS DE ÁGUAS SUBSUPERFICIAIS: equações básicas do escoamento saturado e não-saturado; modelos de águas subterrâneas e de escoamento parcialmente saturado; soluções numéricas.

7. MODELOS DE QUALIDADE DA ÁGUA: modelos de qualidade em rios; modelos de qualidade em reservatórios; modelos de qualidade em águas subterrâneas.

Bibliografia

ABBOTT, M.B. e BASCO, D.R., Computational Fluid Dynamics: an Introduction for Engineers, Longman Scientific & Technical, Inglaterra, 1989.

HROMADKA II, T.V. et al., Computer Methods in Water Resources, Lighthouse, Estados Unidos, 1985.

HUYAKORN, P.S. e PINDER, G.F., Computational Methods in Subsurface Flow, Academic Press, Estados Unidos, 1983.

PRESS, W.H. et al., Numerical Recipes, Cambridge University Press, Estados Unidos, 1986.

SILVA, R.V., ed., Métodos Numéricos em Recursos Hídricos, ABRH-Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Brasil, 1989. SUN, N.-Z., Mathematical Modeling of Groundwater Pollution

TCHOBANOGLOUS, G.; e SCHROEDER, E.D., Water Quality, Addison-Wesley, Estados Unidos, 1985.

WANG, H.; e ANDERSON, M.P., Introduction to Groundwater Modeling, Freeman, Estados Unidos, 1982.

WOOD, W.L., Introduction to Numerical Methods for Water Resources, Oxford Science Publications, Estados Unidos, 1993.

Dados da Diciplina

Codigo: 362964