» MODELO COMPORTAMENTAL COM BASE EM AGENTES PARA GESTÃO ADAPTATIVA DE ÁGUA: CASO DE ESTUDO DE CONSUMO DE ÁGUA RESIDENCIAL URBANA EM BRAZLANDIA/DFDIANA JIMENA MONSALVE HERRERA

A problemática de escassez hídrica que está afetando as capitais do Brasil está gerando uma preocupação por parte dos gestores da água, pois as medidas convencionalmente implementadas para dar frente à situação não sempre são efetivas colocando em risco o bem-estar da população. Para dar frente a esse cenário tem-se desenvolvido diferentes ferramentas computacionais de suporte à decisão comumente com base em sistemas hidrológicos, porém é necessário que sistemas de informações concebidos para apoiar o gerenciamento de sistemas hídricos urbanos não deixem de incorporar o comportamento dos consumidores de água na concepção de modelos de simulação de disponibilidade hídrica em centros urbanos, especialmente em situações de implementação de Planos de Contingência para enfrentamento de escassez hídrica. A integração do comportamento dos consumidores de água numa plataforma de apoio ao planejamento de sistemas hídricos oferece uma abordagem promissora para lidar esse tipo de sistemas complexos por meio de uma gestão adaptativa. A representação do comportamento dos consumidores de água, da percepção cultural e da interação entre os atores do sistema e seu ambiente tem sido um desafio a ser superado por meio da construção de Modelos Baseados em Agentes (ABM) e sua incorporação aos já usuais sistemas de apoio à decisão em sistemas hídricos.
Nesse contexto o objetivo desse trabalho foi avaliar a contribuição de modelos comportamentais baseados em agentes para a definição de medidas de redução de consumo de água em domicílios de centros urbanos residenciais durante situações de escassez hídrica, através do uso de duas ferramentas; o Hydric-Agent, desenvolvido em parceria com o Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília e o Water Evaluation and Planning-WEAP. Na integração dos modelos foram criados cenários de variabilidade hídrica, aplicando medidas de gestão como Campanhas Educativas e Tarifa de Contingência de água. Os resultados obtidos mostraram a importância da adaptabilidade de políticas de gestão de água em épocas de escassez hídrica, considerando o comportamento dos agentes consumidores de água e também a necessidade de integração de modelos para obter melhores resultados na gestão adaptativa da água.

The problem of water scarcity that is affecting the capitals of Brazil is generating a concern of water managers, since the measures conventionally implemented to deal with the situation are not always effective, putting at risk the well-being of the population. In order to address this situation, different computational decision support tools have been developed, usually based on hydrological systems, but it is necessary that information systems designed to support the management of urban water systems do not fail to incorporate the water consumers in the design of simulation models of water availability in urban centers, especially in situations of implementation of Emergency Plans to cope with water scarcity. The integration of agent behavior and into support water systems planning offers a promising approach to dealing with complex systems through adaptive management. The representation of water consumer behavior, cultural perception and interaction between the actors of the system and its environment has been a challenge to be overcome through the construction of Agent Based Models (ABM) and its incorporation into the usual decision support systems in water systems.
In this context, the objective of this study was to assess the contribution of behavioral models based on agents for the definition of measures to reduce water consumption of households in urban centers during water shortages through the use of two tools; the Hydric-Agent, developed in partnership with the Department of Computer Science at the University of Brasilia and the Water Evaluation and Planning-WEAP. In the integration of the models we created scenarios of water variability and applying management measures such as Educational Campaigns and Contingency Tariffs. The results showed importance about adaptive of water management policies in times of water scarcity, considering the behavior of water consumption agent and also the need to integrate models to obtain better results in the adaptive water management.

CONCEIÇÃO DE MARIA ALBUQUERQUE ALVES

Cybelle Frazão Costa Braga