» AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL SOBRE A EFICIÊNCIA DE SUPERFÍCIES PERMEÁVEIS COM VISTAS AO CONTROLE DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL EM ÁREAS URBANASGUSTAVO BARBOSA LIMA DA SILVA

Este trabalho apresenta um estudo experimental com o objetivo de verificar a eficiência de diferentes tipos de superfícies permeáveis com relação ao controle na geração do escoamento superficial. Quatro tipos de superfícies foram avaliados, com destaque para duas alternativas de revestimentos permeáveis: (i) superfície com grama; (ii) solo exposto; (iii) revestimento com blocos de concreto maciços; (iv) revestimento com blocos de concreto vazados. Para cada tipo de superfície foram construídas parcelas experimentais de 1m2, sobre as quais foram realizadas simulações com chuvas artificiais, quantificando-se os processos de escoamento superficial e infiltração. Para as parcelas revestidas com blocos foram avaliados: o efeito do substrato (compactado ou não compactado), a influência da declividade longitudinal, a influência da passagem de veículos e o efeito da deposição de sedimentos, sobre a eficiência das superfícies. Com base nos comportamentos observados experimentalmente foram construídas hipóteses, as quais foram verificadas por meio de simulações numéricas. Os resultados mostraram uma eficiência expressiva do revestimento com blocos vazados (com coeficientes de escoamento inferiores a 0,35), mesmo com a compactação do seu substrato e aumento da declividade longitudinal. Por outro lado, a superfície com blocos maciços apresentou uma redução significativa de eficiência com a compactação do substrato e aumento da declividade. Para ambos os revestimentos, observou-se que a deposição de sedimentos, juntamente com a passagem de veículos, levou a perda quase que total da eficiência. Algumas recomendações para a utilização desses revestimentos são feitas no sentido de atingir resultados satisfatórios.

This work shows an experimental study in order to evaluate the efficiency of different types of permeable surfaces at runoff control. Four types of surfaces were evaluated, highlighting two permeable covering: (i) grassed surface; (ii) ) bare soil; (iii) surface covered by concrete blocks; (iv) surface covered by leaked blocks. For each surface plots of 1m2 were built, on which artificial rainfall simulations were conducted and runoff and infiltration processes were evaluated. Four factors about the efficiency of the plots covered with blocks were evaluated: the effect of the substratum (compacted or not), the influence of the slope, the influence of the traffic of vehicles and the effect of the deposit of sediments. The results showed that the surface covered by leaked blocks presented an expressive efficiency (runoff coefficient less than 0,35) even when the substratum was compacted and with the increase of the slope. By the other hand, the surface covered by concrete blocks presented a significant reduction of its efficiency when the substratum was compacted and the slope was increased. For both coverings, it was observed that deposit of sediments associated to the traffic of vehicles led to the complete lost of efficiency. Some recommendations about the use of these coverings are presented in order to achieve satisfactory results.

NÉSTOR ALDO CAMPANA

Joel Avruch Goldenfum
Nilo de Oliveira Nascimento
Sergio Koide