» COMPARAÇÃO DE DADOS DE LEVANTAMENTOS GEOFÍSICOS E DE CAMPANHAS DE AMOSTRAGEM EM ESTUDOS DE CONTAMINAÇÃO DO SUBSOLOCARLOS TADEU C. DO NASCIMENTO

O objetivo deste trabalho é avaliar o processo de migração de efluentes de fossa séptica no subsolo através de uma série de experimentos de campo. A área de estudo localiza-se dentro do campus da Universidade de Brasília, em Brasília, Distrito Federal. Esta área corresponde a um conjunto de valas de infiltração, as quais recebem o efluente de uma fossa séptica. Sob as valas, a cerca de 8 metros de profundidade, existe um aquífero freático.

Os métodos utilizados compreenderam técnicas geofísicas, determinações do potencial matricial, acompanhamento da variação do nível piezométríco, e a análise química de amostras da água subsuperficial. As técnicas geofísicas utilizadas foram o método da resistividade elétrica, a magnetometria, e o ground penetrating radar – GPR. Poços de monitoramento foram utilizados para acompanhar a variação do nível piezométríco e para obter amostras de água da zona saturada. Tensiômetros foram utilizados para identificar a migração do efluente na subsuperfície. Lisímetros de sucção foram empregados para coletar amostras de água da zona não saturada, próximo a uma das valas de infiltração.

Neste trabalho, procurou-se analisar como as informações advindas dessas diferentes metodologias podem ser confrontadas e correlacionadas, complementando-se de modo a fornecer uma caracterização da interação solo / efluente em sistemas de valas de infiltração.

The purpose of this work is to evaluate the process of septic tank effluent migration by a series of field experiments. The study area is located at the campus of the Brasilia University, in Brasilia, Distrito Federal. In this area there is an infiltration trench system, which receives the effluent from a septic tank. Eight meters underneath the trenches, there is a phreatic aquifer.

The methods applied include geophysical techniques, matric potential measurements, measurements of the phreatic surface level, and chemical analyses of water samples from the vadose zone and from the aquifer. The geophysical techniques used were the electrical resistivity method, the magnetic field measurement, and the ground penetrating radar – GPR. Monitoring wells were used to observe the evolution of the phreatic surface level and to collect groundwater samples. Tensiometers were used to identify the effluent migration through the soil. Suction lysimeters were used to collect water samples from the vadose zone, near an infiltration trench.

In this work it is intended to analyze how data provided by these diferent methodologies can be confronted and correlated, complementing each other for to provide a characterization of the effluent / soil interaction, underneath infiltration trench systems.

SÉRGIO KOIDE

Antônio Marozzi Righetto

Néstor Aldo Campana

Amostragem de Água do Subsolo , Contaminação do Subsolo , métodos geofísicos , Propagação de Contaminantes