» DESENVOLVIMENTO DE UM PROCEDIMENTO PARA AVALIAÇÃO DE SUPERFÍCIES IRRIGADAS POR MEIO DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA FISCALIZAÇÃO DE OUTORGAGREISON SANTOS PEREIRA

O presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um procedimento que possa auxiliar os órgãos gestores de recursos hídricos em relação à fiscalização de outorgas emitidas. O procedimento teve aplicação na sub-bacia do ribeirão Extrema, localizada na bacia hidrográfica do rio Preto – Distrito Federal. Para composição da base de dados, foram utilizadas imagens digitais provenientes do satélite LANDSAT 8 referentes a 2015, contemplando estações de chuvas e o período de seca, para análise comparativa em regiões com intensa agricultura irrigada. Este também foi composto pelas seguintes informações fornecidas pela ADASA – Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal, órgão gestor de recursos hídricos no DF: coordenadas de referência do produtor, a vazão outorgada, tipo e finalidade do uso. O processamento das imagens de satélite foi realizado com auxílio do software ENVI 4.4, utilizando as composições coloridas 652 (identificação de áreas verdes) e 543 (infravermelho), para  identificação visual do estado das culturas em época de seca, como, também, a aplicação do NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada), e o comparativo das curvas espectrais das imagens de satélite para avaliação quantitativa, identificando, assim, quanto ao estresse hídrico, culturas irrigadas em pleno vigor no  período de seca, passando, então, a analisar o cadastro de outorgas. Dois produtores, usuários de pivôs centrais, tiveram suas áreas irrigadas mensuradas (com auxílio das imagens de satélite), sendo 32,87 ha para produtor P1 e 53,06 ha para o produtor P2. Como no cadastro de outorga, não constavam os tipos de cultura para os produtores, foram simulados, respectivamente, os ciclos de cultura praticados na região da bacia hidrográfica do rio Preto (ciclo 1: soja, trigo e feijão para P1 e ciclo 2: milho, trigo e feijão para P2). Essas simulações levaram a maiores estimativas de áreas passíveis de irrigação (Api), calculadas com base na vazão outorgada para os respectivos produtores, e as demandas hídricas relativas às culturas mencionadas. Verificou-se que em junho (para ciclo 1), apresentou-se o valor de Api de 11,10 ha (maior área na época de seca) e, para o mesmo mês, para ciclo 2, uma Api de 13,95 ha, ambos os valores inferiores aos valores estimados por imagem de satélite. Sendo assim, seria emitido o indicativo de fiscalização prioritário para o órgão gestor de recursos hídricos, que deveria intensificar o monitoramento nas áreas estudadas. O procedimento proposto mostrou-se, assim, pertinente para auxílio à ação de fiscalização de pleitos de outorgas emitidas, quando aplicado em regiões com intenso uso de água para irrigação.

The objective of the present work was the development of a procedure that to assist the water resource management agencies in relation to the control of the water grants. The procedure was applied on sub-basin stream Extrema, located in the river basin of the Rio Preto – Federal District. For the composition of the database, were used digital images from the LANDSAT 8 satellite for 2015, considering rainy season and drought, for comparative analysis in regions with intense irrigated agriculture. This was also made up of the following information provided by ADASA – Regulatory Agency of Water, Energy and Sanitation of Federal District, water resources management body in DF: location coordenates, water flow’ grant, kind and porpused of use. The processing of digital images was realized in software ENVI version 4.4, to make color compositions 652 (identifying green area) and 543 (infrared) to identify qualitatively the state of crops on drought, furthermore had applied the NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) and the comparative between spectral curves of sattelite images to asses quantitative, identifying healthy irrigated crops on critical season to water resources, starting to analyze the register of the water grants. Two farmers, central pivot users, had their irrigated area mensurated by sattelite images, 32,873 ha to farmer P1 and 53,055 ha to farmer P2, as in the register didn’t include the types of crops for the producers, then were simulated cycles practiced on watershed of river Preto (cycle1: soy, wheat and bean to farmer P1 and cycle2: corn, wheat and bean to farmer P2). These simulations lead greater estimation the irrigable areas expected, computed with farmers’ water flow’ grant and water demand of crops mentioned. Was verificated to june, to cycle1, show 11,10 ha (largest area on drought) and to july, cycle2, with 13,95 ha, both values are lower than those estimated by the satellite images. Therefore, would be issued the urgent inspection indicator for the water resources manager is issued, which should intensify monitoring in the areas studied. The proposed procedure was therefore relevant to guide the supervision of use water grant’ registration, when applied in regions with intense use of water for irrigation.

OSCAR DE MORAES CORDEIRO NETTO

JORGE ENOCH FURQUIM WERNECK LIMA

RICARDO TEZINI MINOTI

Fiscalização do Uso de Recursos Hídricos , Imagens de Satélite , Irrigação em Estiagem , Outorga de Recursos Hídricos , Procedimento de Apoio à Gestão