» AVALIAÇÃO DE INÓCULOS METANOGÊNICOS NA ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DA FRAÇÃO ORGÂNICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOSEDMUNDO PACHECO GADELHA

O conhecimento do processo de degradação do FORSU é a chave para o entendimento e controle da digestão anaeróbia. Processos físicos, químicos e principalmente microbiológicos ocorrem na degradação dos resíduos sólidos e a utilização de métodos que beneficiem o desenvolvimento de certos grupos de microrganismos  pode auxiliar na obtenção de uma partida rápida e equilibrada. Neste sentido o presente estudo analisou a capacidade de dois inóculos na aceleração da degradação anaeróbia da FORSU. Foram empregados como inóculos o percolado de um aterro controlado e o lodo de esgoto de uma estação de tratamento de esgotos sanitários. A fração orgânica utilizada como substrato foi preparada no laboratório segundo metodologia citada por Pinto (2000), a fim de evitar problemas de reprodutibilidade e formando assim um resíduo padrão.  Desenvolveu-se um reator anaeróbio com capacidade de 2,65 litros e um sistema para a medição do gás metano. O meio de reação foi preparado com o resíduo padrão e os inóculos em diferentes proporções, de forma a atingir Fator de Inoculo (FI) de 0,02 , 0,015 e 0,01. Comparou-se o desempenho dos dois inóculos avaliando qual FI proporcionaria as melhores condições para o processo de degradação. Após 120 dias de digestão, os substratos com maior capacidade de degradação, em termos de STV, estavam nos reatores inoculados com Percolado. A DQO, ao final do ensaio, apresentou valores de 32 a 52 g/L e valores de pH na faixa de 4,3 a 5,5, indicando que o processo encontrava-se na fase ácida de degradação, sendo  que os maiores valores eram  correspondentes aos reatores inoculados com lodo de esgoto. A produção de metano e a DQO observadas nos reatores com diferentes FI’s e mesmo inóculo foram semelhantes, sugerindo assim, que os FI’s testados não chegaram a causar alterações significativas no processo de degradação.

The knowledge of MSWOF digestion is the key for understanding and control of anaerobic digestion. The physics, chemicals and mainly microbiological process happen in solid waste digestion and the use of methods that can benefit some microorganism groups may help to obtain a fast and equilibrated start. This present study analyzed the capacity of two inoculum in anaerobic digestion acceleration of  MSWOF. Were used like inoculum the leach ate of a controlled landfill and the sewerage mud of a treat plant of municipal sewerage. The used organic fraction like substrate was prepared in laboratory by methodology mentioned by Pinto (2000), to prevent repro­ductibility problems and making the standard waste. Was developed a anaerobic reactor with 2,65 litters of capacity and a measuring methane system. The reaction moisture was prepared with the standard waste and one of the different inoculums in three proportions to make the Inoculum Factor (IF) of 0,02 , 0,015 and 0,01. It was compared the capacity of the inoculums evaluating witch IF promoted better conditions to digestion process. After 120 days of digestion, the substrates with highest digestion rates of TVS were the leach ate inoculated. The OQD, at the end of study, presented values of 32 to 52 g/L and rates of pH at 4,3 to 5,5, indicating that’s the process was at acid faze of digestion, and the highest rates corresponds to the sewerage mud inoculated reactors. The observed methane production and OQD in the reactors with different IF’s and same inoculum were similar suggesting that’s the tested IF’s did not cause significant changes in digestion process.

RICARDO SILVEIRA BERNARDES

Viviana Maria Zanta