» EFEITOS DA EQUALIZAÇÃO DE FLUXOS SOBRE O DESEMPENHO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DE BRASÍLIA NORTE – ETEB NORTECARLOS DAIDI NAKAZATO

A concentração de um número cada vez maior de pessoas nos centros urbanos e a escassez de recursos financeiros e de espaço físico para expansão de estações de tratamento de águas residuárias tem levado à busca de uma maior eficiência dos sistemas existentes, sem, contudo, produzir sobrecarga orçamentária equivalente. Como estratégia operacional, a equalização dos fluxos afluentes tem-se mostrado uma ferramenta efetiva que permite a ampliação da capacidade das unidades de tratamento e que minimiza o impacto ambiental. O presente trabalho procura demonstrar os efeitos decorrentes da implantação de um sistema de regularização de fluxos. Para tal, utiliza-se de um caso de estudo, em escala real (a Estação de Tratamento de Esgotos Brasília Norte – ETEB Norte), visando a geração e análise de dados determinantes da consistência, da aplicabilidade, dos riscos e da flexibilidade de um sistema de tratamento submetido à equalização de fluxos. A metodologia do trabalho incluiu a implantação de condições para o sistema de equalização na unidade, tendo sido necessário fazerem-se algumas adequações do sistema existente, tais como: (1) alterações das estruturas físicas, (2) mudanças na rotina de coleta e análises físico-químicas, e (3) implementação de um novo esquema de atividades operacionais. Isso possibilitou o conhecimento dos detalhes das características do processo de tratamento, em suas diversas etapas, sob ações das variações das cargas hidráulicas. Como resultado do trabalho, foi possível observar o comportamento do sistema de tratamento das águas residuárias, funcionando sob um regime de fluxo regularizado, mantendo a mesma eficiência, gerando uma melhor condição de operação e um aumento na capacidade da estação com redução de custos.

Search for more efficient sewage treatment plants, without relatively costs augmentation, has been provoked by the constant increasing of the urban population associated to financial resources and to land space scarcity for the expansion of the wastewater treatment plants. As an operational strategy, flow equalization has been showed to be an effective tool for the capacity enlargement of the wastewater treatment units and for environmental impact reduction. This work tries to demonstrate the effects from the implantation of a flow equalization system in a wastewater treatment plant. Using as a study case, in real scale (sewage treatment plant of North Brasilia, Federal District, Brazil), its objective is the data generation and analysis of the consistency, applicability, risk and flexibility of a treatment system submitted to flow equalization. The work methodology has included the implantation of the flow equalization process in that plant, including the necessary changes in the existing system, such as: (1) changes in the physical structures; (2) changes in the sampling, physical-chemical examination, flow measuring, and control routines; and (3) implementation of a new operational practice. This set of actions has made possible the knowledge of details of the wastewater treatment characteristics, in several stages, under variable hydraulic loads. As results, it was possible to observe the inferences about the wastewater treatment system behavior, working under a regularized flow system, maintaining the same treatment efficiency, generating a better operational condition and an increase of treatment capacity with cost reduction.

MARCO ANTONIO ALMEIDA DE SOUZA

Carlos Augusto Lemos Chernicharo

Ricardo Silveira Bernardes

Equalização de fluxos , Operação de fluxos regularizados , Regularização de vazões , Tratamento de Águas Residuárias