» AVALIAÇÃO DE PERDAS EM SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA – INDICADORES DE PERDAS E METODOLOGIAS PARA ANÁLISE DE CONFIABILIDADEERNANI CIRÍACO DE MIRANDA

A dissertação visa apresentar uma proposta de padronização de indicadores de perdas em sistemas de abastecimento de água, bem como uma metodologia de análise da confiabilidade dos dados que os compõem. Como fundamentação para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se de estudos e documentos técnicos sobre o tema, bem como de uma pesquisa de dados junto a sete sistemas de abastecimento de água no país. A revisão bibliográfica mostra uma grande quantidade de indicadores existentes e a falta de uma linguagem uniforme para os termos, definições e fórmulas de cálculo, já de amplo conhecimento do setor saneamento. O trabalho pesquisou diversos estudos nacionais e internacionais, tendo realizado uma criteriosa análise dos indicadores propostos, que resultou em uma avaliação de 59 versões de indicadores, os quais utilizam 109 versões de dados na sua construção. A análise comparada dos indicadores e os testes de cálculo efetuados com os dados da pesquisa permitiram a seleção dos indicadores considerados mais representativos, recomendados para uma proposta padrão composta de oito indicadores de perdas, distribuídos em níveis básico, intermediário e avançado. A proposta recomenda ainda outros onze indicadores complementares, que contribuem para o melhor diagnóstico de aspectos dos sistemas que exercem influência sobre as perdas. Para todos os indicadores é proposta uma padronização de termos, definições e fórmulas de cálculo. Para a correta análise das perdas, sobretudo sob a ótica da comparação de desempenho, é necessária uma avaliação do grau de confiabilidade dos dados empregados no cálculo dos indicadores. Os processos de medição, os equipamentos propriamente ditos e os critérios para estimação e extrapolação, inevitavelmente introduzem erros nos dados. Na presente dissertação foram pesquisados os modelos existentes para avaliação da confiabilidade, com ênfase nos critérios para a determinação dos erros prováveis dos dados. A esses modelos, de forma análoga aos indicadores, foram aplicados os dados obtidos dos sete sistemas de abastecimento, resultando no desenvolvimento de uma metodologia simplificada para o cálculo dos erros prováveis dos dados e na recomendação do modelo mais apropriado para avaliação do grau de confiabilidade dos indicadores de perdas, o qual determina as condições de confiança da informação, desde plenamente confiável até sem confiabilidade.

This work presents a proposal for standardisation of water losses indicators in water supply systems, as well as a methodology for analysis of the reliability of the data that compose the indicators. As base for the development of this work, studies and technical documents on the subject were used, as well as data obtained from seven water supply systems of the Brazil. The literature review showed a large number of existing indicators and the lack of an uniform language for the terms, definitions and calculation formulas, already of common knowledge of the sanitation sector. Several national and international studies were analysed and a detailed analysis of the proposed indicators was carried out, and resulted in an evaluation of 59 versions of indicators, in which 109 versions of data were used in their assembly. The compared analysis of the indicators and the calculation tests made with the data collected, allowed the selection of the indicators considered more representative, recommended for the proposed standard composed of eight water losses indicators, classified in basic, intermediary and advanced levels. The proposal also recommends other eleven complementary indicators that contribute a better diagnosis of aspects of the systems that have influence on water losses. For all indicators, standardisation of terms, definitions and calculation formulas were proposed. For a correct analysis of the water losses, especially concerning performance comparison, it is necessary an evaluation of the reliability degree of the data used in the indicators calculations. The measurement processes, the equipments themselves and criteria for evaluation and extrapolation, unavoidably introduce errors in the data. In this work existent models were studied for evaluation of reliability, with emphasis on criteria for probable data errors evaluation. In a similar way as to the indicators, the data obtained from seven systems of the Brazil, were applied to those models, resulting in the development of a simplified methodology for calculation of the probable errors of the data and in the recommendation of a most appropriate model for evaluation of the degree of reliability of the water losses indicators, which determines the conditions of confidence the information, from thoroughly reliable to no reliable.

SÉRGIO KOIDE

Ricardo Toledo Silva

Ricardo Silveira Bernardes

Abastecimento de Água , Análise de Confiabilidade , Avaliação de perdas , Erros dos dados , Indicadores de perdas , Perdas de Água