» APLICAÇÃO DE MODELO MATEMÁTICO DE SIMULAÇÃO COM UTILIZAÇÃO DE SIG À BACIA DO RIO JIQUIRIÇÁ – BAHIAJULIANA MENEZES GARRIDO

A necessidade de conhecimento do comportamento hidrológico de uma bacia hidrográfica é essencial para o seu gerenciamento e planejamento. Nesse sentido, os modelos matemáticos de simulação e as técnicas de sistemas de informações geográficas são instrumentos de vital importância. Com base em tais pressupostos, avaliou-se a aplicabilidade da modelagem matemática de simulação associada à interface SIG para auxílio à gestão dos recursos hídricos superficiais da bacia do rio Jiquiriçá, no Estado da Bahia, com base nos dados disponíveis. A modelagem concentrou-se principalmente no aspecto quantitativo dos recursos hídricos, embora também tenham sido procedidos levantamentos qualitativos das águas da bacia hidrográfica. Foi desenvolvida metodologia para coleta, processamento e tratamento dos dados de entrada no modelo SWAT. A calibração e verificação do SWAT foram realizadas com simulações diárias para o aspecto quantitativo, comparando-se vazões simuladas com as observadas para o período. Os resultados demonstraram a necessidade de se avaliar com mais precisão a distribuição espacial e temporal da chuva na região, a variação temporal da vazão e a melhor definição de características da bacia por meio de coleta de dados em campo e desenvolvimento de pesquisas específicas. Conclui-se que a seleção de modelos matemáticos complexos, que englobam informações específicas de diversas áreas do conhecimento, deve ser avaliada com base nos dados disponíveis. Em situações de escassez de dados, utilizá-los pode dificultar a busca de informações de entrada no modelo e provocar incertezas no ajuste e o resultado final pode se tornar inconsistente pelo número excessivo de dados estimados.

The understanding of the hydrologic behavior of a river basin is essential for its management and the planning of its activities. In this regard, mathematical simulation models and the techniques of geographic information systems are vital instruments. Based in these assumptions, this study aimed at assessing the applicability of a simulation modeling technique using a GIS interface, in order to support the superficial water resources management of Jiquiriçá river basin, in state of Bahia, based on the available data. The modeling process concentrated especially on the quantitative aspect of the water resources, although a survey of the qualitative aspect has also been carried out. A particular methodology was developed to access, process and format the available inputs to the SWAT model. The model was calibrated and verified for the quantitative aspect using daily printout frequency, by comparing the simulated flows to the measured ones. The results revealed the necessity of a more precise assessment of the spatial and temporal distribution of the rain precipitation and the temporal flow variation in the region. Moreover, a better definition of the basin’s characteristics is also needed regarding the development of specific researches and field surveys. The study concluded that the selection of complex mathematical models, which need specific information of varied sources, needs to be analyzed taking into consideration the available data. In poorly gauged basins, the use of such model may rise some difficulty in finding the data requested to run the model and it may cause some uncertainty during the calibration process. The final results may be inconsistent due to the excessive number of estimated data.

NÉSTOR ALDO CAMPANA

Yvonilde Dantas P. Medeiros