» AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DO CONCRETO POROSO NA ATENUAÇÃO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL EM PARCELAS URBANIZADASPAULO CEZAR DIAS DE ALENCAR

O desenvolvimento urbano tem provocado mudanças qualitativas e quantitativas sobre o escoamento superficial, sendo necessário, em geral, implementar medidas com o objetivo de compensar a ação humana nas áreas de intervenção e de influência de empreendimentos e assim, restabelecer as condições originais do local ou, pelo menos, mitigar os impactos causados. A presente pesquisa tem por objetivo monitorar a perda da capacidade de infiltração e sua posterior recuperação por meio de lavagem com bomba de alta pressão, bem como analisar aspectos executivos, em uma parcela experimental de concreto. A obra consistiu da construção de um estacionamento revestido com 15cm de concreto poroso, seguido por colchão drenante de 30cm. O experimento foi projetado para permitir o monitoramento da parcela escoada superficialmente e da parcela que infiltra no colchão drenante em três momentos distintos: pavimento novo, pavimento colmatado e depois de recuperado. Quando novo, o concreto poroso se mostrou técnica eficiente de controle do escoamento superficial das águas pluviais, conseguindo drenar 100% de chuvas de 2,35mm/min para o colchão drenante de brita 3 instalado abaixo da placa de concreto. Contudo após sua total colmatação, a limpeza do pavimento não garantiu a total recuperação da permeabilidade inicial do pavimento, tendo sido essa limitada a uma taxa máxima de 21,90L/min na vaga de estacionamento, o que corresponde drenar uma chuva de intensidade de 1,75mm/min.

Urban development has caused qualitative and quantitative changes in the runoff, being necessary, in general, to implement measures in order to compensate the human action in the areas of interventions and influence of businesses and thus restore the original conditions of the site or, at least, mitigate the impacts. This research aims to monitor the loss of infiltration capacity and its subsequent recovery by using high-pressure pump, as well as analyze aspects executives, on a plot of porous concrete. The work consisted of the construction of a parking covered with 15cm of porous concrete, followed by 30cm draining bed. The experiment was designed to allow monitoring of rainfall and infiltrated portion in draining bed in three separate times: new, clogged and recovered pavements. The porous concrete technique has been shown effective to control the runoff of rainwater, achieving 100% drainage of the 2.35 mm/min for the drainage gravel nº3 bed installed below the concrete pavement. However its total fouling, cleaning of the pavement did not guarantee full recovery of the initial permeability of the pavement, these being limited to a maximum rate of 21.90L/min in the parking spot, which corresponds to drain a rain intensity of 1.75 mm/min.

OSCAR DE MORAES CORDEIRO NETTO

Eduardo Queija de Siqueira