» METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO OPERACIONAL DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS, UTILIZANDO MÉTODOS MULTIOBJETIVO E INDICADORESREUEL LOPES DE PAULA

Este trabalho propõe uma metodologia para avaliação de desempenho, concentrando-se na avaliação de estações de tratamento de esgotos (ETEs), componente dos sistemas de esgotamento sanitário, sendo aplicada a um estudo de caso de três estações situadas no Distrito Federal, Brasil. Foram adotadas duas fases metodológicas. A primeira teve como objetivo pré-selecionar e avaliar os indicadores mais adequados para a avaliação de ETEs. A partir de um levantamento na literatura foram elencados 780 indicadores, pertencentes a 19 entidades da área de saneamento, sendo quatro nacionais e 15 internacionais. Adotando os critérios de recorrência, aplicabilidade e redundância o número inicial foi reduzido a 51 indicadores. Esse grupo compôs um banco de indicadores potenciais para avaliação de ETEs. Foi aplicado o método multiobjetivo AHP com ratings para avaliar a importância dos indicadores, com base nas perspectivas dos atores integrantes do contexto das estações. A segunda fase metodológica teve como objetivo classificar as ETEs em uma das categorias de desempenho adotadas no trabalho, excelente (E), muito bom (MB), bom (B), ruim (R) e muito ruim (MR). Para que a classificação fosse balizada na perspectiva normativa, foram propostos seis objetivos e 22 critérios, condizentes com os adotados na série ISO 24500, que trata das diretrizes de avaliação dos sistemas de saneamento. A partir dos critérios propostos e do banco de indicadores gerado, foram definidos 22 indicadores, podendo esse número variar dependendo da estação avaliada. Os métodos multiobjetivo ELECTRE TRI e TOPSIS modificado foram empregados na classificação. Os desempenhos das ETEs foram determinados de acordo com os resultados dos indicadores propostos, tendo como parâmetros de avaliação os perfis determinados para cada categoria. As três ETEs avaliadas tiveram o desempenho global convergido para a categoria B. A metodologia elaborada mostrou-se adequada à aplicação proposta, tendo a abrangência e flexibilidade necessárias para avaliar ETEs com sistemas, porte e situações de contexto diferenciados, conforme verificado no estudo de caso.

This work proposes a methodology for performance evaluation, focusing on assessment of waste water treatment plants (WWTP), component of waste water systems, being applied to a case study of three plants located in the Federal District, Brazil. The work contains two methodology phases. The first aimed to pre-select and evaluate the most appropriate indicators for the evaluation of WWTP. 780 indicators were selected from 19 different entities in sanitation’s area, from which four were national. Adopting the criteria of recurrence, applicability and redundancy, the initial number of indicators was reduced to 51. This group composed a database of potential indicators for assessing of WWTP. The Multiobjective Method AHP with ratings was applied to assess the importance of indicators, based on the perspectives of stakeholders into the context of plants. The second phase methodology aimed to classify WWTPs into categories of performance adopted at work, Excellent (E), Very Good (MB), Good (B) Bad (R) and Very Bad (MR). To mark out the classification inside a normative perspective, six goals and 22 criteria were proposed, according to the ISO 24500 series, which defines the guidelines of assessment sanitation systems. From the suggestions criteria and bank’s indicators, 22 indicators were primarily defined, what could change depending on the evaluated treatment plant. The Multiobjective methods ELECTRE TRI and modified TOPSIS were employed in classification. The performances of the WWTPs were determined according to the results of the proposed indicators, taking into consideration the parameters defined for each profile category. The three treatment plants evaluated had the overall performance converged to class B. The methodology developed was adequate for the application proposal, because it has the variety and flexibility needed to evaluate WWTP with systems, sizes and at different working situations, as seen in the case study.

MARCO ANTONIO ALMEIDA DE SOUZA

Marcos Von Sperling

Oscar de Moraes Cordeiro Netto

Avaliação de desempenho , Indicadores de desempenho , Métodos de Auxílio à Decisão , métodos multiobjetivo