» METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS DE SISTEMAS DE DRENAGEMDÉBORA SILVA DE BRITO

O desenvolvimento urbano tem sido acompanhado por constantes mudanças no meio ambiente. Especialmente no ciclo hidrológico essas mudanças acarretaram impactos como o aumento do escoamento superficial e a ocorrência de enchentes. Os sistemas de drenagem surgiram para contornar o problema das enchentes. O sistema clássico, seguindo um conceito higienista funciona pela rápida evacuação das águas urbanas, transferindo o problema das enchentes para jusante. Atualmente, outras técnicas vêm sendo inseridas nos projetos de drenagem, as conhecidas como técnicas compensatórias, justamente por reproduzirem as condições de pré-urbanização, além de proporcionarem outras vantagens. São exemplos dessas técnicas as bacias de detenção, pavimentos porosos, trincheiras, poços de infiltração, telhados armazenadores, etc. A multiplicidade de técnicas e a possibilidades de diversos arranjos de alternativas de projeto tornou complexa a tarefa do decisor na concepção de sistemas de drenagem. Nesse sentido fica claro observar a necessidade de comparar as diferentes opções possíveis de projeto, considerando os mais diversos critérios, tais como econômico, hidrológico, ambiental, etc. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia para a seleção de alternativas de sistemas de drenagem urbana. Em busca da formulação dessa metodologia, foram definidos seis critérios e propostos dez indicadores relacionados a esses critérios. Para a comparação das alternativas de projeto por meio de indicadores aplicou-se o método multicritério da Programação de Compromisso. A metodologia proposta foi aplicada a um estudo de caso, envolvendo três alternativas de sistemas de drenagem distintas, com a utilização do sistema clássico e sistema intermediário, que englobava o sistema clássico e as técnicas compensatórias.
Os resultados demonstraram que as alternativas mais recomendadas, segundo os indicadores propostos, são as que envolvem as técnicas compensatórias de drenagem.

The urban development has been followed by constant changes in the environment. Especially in the hydrologic cycle those changes had caused impacts as the increase of the superficial drainage and flood occurrence. The drainage systems had appeared to solve the problem of floods. The classic system, following a hygienist concept works through the fast evacuation of urban waters, transferring flood problems to ebb. Currently, others techniques have being added in the drainage projects, such as the compensatory techniques. Those techniques have been used to reproduce the pre-urbanization conditions. Some examples of those techniques are: detention basins, porous pavements, trenches, infiltration wells, roofs, etc. The multiplicity of techniques and the several possibilities of arrangements in project alternatives turn the drainage systems conception process very complex. In this direction it is important to observe the necessity of compare the different possible project options, considering criteria, such as the economic, hydrologic, environmental and others. This work aims to develop a methodology for the selection of urban drainage systems alternatives. In search for the creation of this methodology, six criteria were defined and ten indicators related to these criteria were proposed. For the comparison of the project alternatives using the indicators the Compromise Programming multicriteria method was applied. The proposal methodology was applied to a case study, which used three different alternatives of drainage systems. In the study was used the classic and intermediate system that embody the classic system and the compensatory techniques. The results demonstrated that the best alternatives, according to the proposal indicators are those that involve the drainage compensatory techniques.

NÉSTOR ALDO CAMPANA

Antonio Marozzi Righetto