» REMOÇÃO DE Cylindrospermopsis raciborskii POR MEIO DE SEDIMENTAÇÃO E DE FLOTAÇÃO: AVALIAÇÃO EM ESCALA DE BANCADAJAILMA MARINHO BEZERRA DE OLIVEIRA

A eutrofização dos reservatórios é um grave problema, pois afeta negativamente a qualidade da água e compromete os seus usos. Dentre os problemas gerados, cita-se o favorecimento da ocorrência de florações de cianobactérias. A ocorrência de cianobactérias em mananciais de abastecimento é preocupante, principalmente, devido a possibilidade de algumas espécies liberarem toxinas para a água. Essas toxinas podem causar danos à saúde humana e levar à morte. No Brasil, tem se verificado um aumento de relatos da ocorrência de florações tóxicas da espécie Cylindrospermopsis raciborskii. Nesse contexto, e com caráter preliminar, o trabalho avaliou a eficiência dos processos de sedimentação e flotação para tratar águas com elevadas concentrações de células de C. raciborskii. Experimentos em escala de bancada utilizando equipamento de teste de jarros e floteste foram realizados, tendo como água de estudo a água do lago Paranoá inoculada com 106 cel/mL de C. raciborskii, variando o pH de coagulação entre 5,5 e 7. A sedimentação demonstrou instabilidade para tratar a água de estudo, apresentando diferenças significativas na remoção das células entre os experimentos realizados sob mesma condição de coagulação. Por outro lado, a flotação demonstrou reprodutibilidade entre os experimentos e promoveu maior remoção da cianobactéria empregando menor dosagem de sulfato de alumínio que a sedimentação. Para os processos de separação avaliados, o pH de coagulação de 5,5 foi o que promoveu maiores eficiências de remoção. Em relação a liberação de toxinas pelas células de C. raciborskii em função do tempo de armazenamento do lodo, observou-se que a morte das células de C. raciborskii sob condições de quiescência e baixa luminosidade, condições similares as observadas em poços de decantadores, ocorre independentemente da adição de sulfato de alumínio. Em contrapartida, o coagulante parece favorecer a presença e/ou estabilidade das saxitoxinas liberadas para água. Houve indícios de que há transformação de neoSTX em STX no decorrer dos dias de armazenamento e verificou-se maior estabilidade da molécula de STX em relação a neoSTX. O valor do pH e a dosagem de coagulante parecem influenciar na proporção que as duas saxitoxinas ocorrem após a morte celular.

The eutrophication of the reservoirs is a serious problem, therefore it negative affects the quality of the water and compromises its uses. From among the generated problems, the aiding of the occurrence of blooms of cianobacterial is cited. The occurrence of cianobacterial in supplying sources is preoccupying, mainly, had the possibility of some toxic species to liberate toxins for water. These toxins can cause damages to the health human being and lead to the death. In Brazil, if it has verified an increase of reports of the occurrence of toxic blooms of the species Cylindrospermopsis raciborskii. In this context, and in preliminary way, the work evaluated the efficiency of the sedimentation and flotation processes to treat waters with high concentrations cells of C. raciborskii. Experiments in bench scale using equipment of jar test and flotest had been carried through having as study water the water of the Paranoá lake inoculated with 106 cel/mL of C. raciborskii. The sedimentation process demonstrated instability to treat this type of water, presenting significant differences in the efficiency of removal of the cells between the experiments. On the other hand, the flotation demonstrated capable of reproduced between the experiments and obtained to promote greater removal of would cianobacterial using a lesser dosage of coagulant that the sedimentation. For the two processes of separation evaluated, the value of pH of coagulation 5,5 it was what it promoted the best efficiencies of removal. In relation the toxin release for the cells of C. raciborskii in function of the time of storage of the sludge. It was observed that the death of the cells occurs independent of the aluminum sulfate addition. On the other hand, the coagulant seems to favor the presence and/or stability of the saxitoxins. One also suggests that it has transformation of neoSTX the STX on long of the days of storage and verifies a bigger stability of the molecule of STX in relation neoSTX. The value of pH of coagulation and the dosage of coagulant seem to influence in the occurrence of these two saxitoxins.

CRISTINA CELIA SILVEIRA BRANDÃO

Valter Lúcio Pádua

Marco Antonio Almeida de Souza

Cylindrospermopsis raciborskii , Saxitoxinas , Sedimentação e Flotação , Tratamento de água