» QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO USO DA ÁGUA EM PRÁTICAS DE AGRICULTURA IRRIGADA NA BACIA DO DESCOBERTO – DFPABLO DE ARAUJO FERREIRA

A estimativa das componentes do balanço hídrico e o estudo do consumo de água em práticas de agricultura irrigada são essenciais para avaliar as perdas ocorridas no processo de irrigação, como também analisar a eficiência desses sistemas em uma bacia hidrográfica. A utilização de ferramentas, tais como sensores que monitorem a variação do teor de umidade do solo ao longo do tempo e equipamentos que permitam, de forma direta ou indireta, a quantificação da lâmina de água utilizada nos processos de irrigação, é fundamental para esse tipo de estudo. A modelagem matemática do fluxo de água na zona não saturada do solo também pode ser uma ferramenta útil para permitir a estimação das perdas, principalmente para os perfis inferiores do solo (abaixo da zona radicular). O objetivo que conduziu este trabalho foi o de estudar o balanço hídrico e o consumo de água em práticas de agricultura irrigada na bacia do Descoberto, por meio do monitoramento intensivo das condições de umidade do solo e das contribuições das componentes do balanço. Foram selecionadas quatro propriedades e, em cada uma, selecionadas duas parcelas experimentais, onde foram instalados tensiômetros e umidímetros de bloco de gesso como sensores para o monitoramento da variação de tensão de água do solo ao longo do tempo. Esse monitoramento foi feito por meio de campanhas intensivas entre eventos de irrigação (turno de rega). A lâmina de água percolada para a zona abaixo da zona radicular foi estimada pela Equação de Darcy adaptada para velocidade do fluxo na zona não saturada. As perdas ocorridas no processo de irrigação foram quantificadas a partir das variáveis: lâmina real de água captada, lâmina de água aspergida, lâmina de água efetiva, interceptação (estimada pela equação empírica de Horton), evapotranspiração real da cultura e percolação. Analisando os resultados obtidos foi verificada a baixa eficiência do sistema de irrigação por aspersão utilizado na bacia, além das grandes perdas ocorridas no sistema (perdas por vazamento), na aspersão (perdas pelo espalhamento e pela evaporação) e na aplicação da água sobre a parcela experimental (lâmina de água aplicada em excesso e percolação). Em quase todas as culturas irrigadas estudadas é necessária uma racionalização da irrigação, tendo em vista a importância da água dessa bacia para o abastecimento de Brasília.

The estimate of the water balance components and the study of water consumption in irrigated agriculture systems are essential to evaluate the losses in the irrigation process, as well as to analyze the efficiency of these systems in the catchment. The use of tools such as sensor devices to monitor soil humidity variation and others devices that allow directly or indirectly, the quantification of the water used in the irrigation processes, is basic for this type of study. Mathematical modeling of water flow in the soil unsaturated zone can also be a useful tool to allow the loss estimation, mainly to the underlain profiles of the ground (below of root zone). The objective of this work was to study the water balance and the water consumption in irrigated agriculture practices in the basin of the Descoberto, by an intensive monitoring of soil water content and of the components of the water balance. Four properties had been chosen and, in each of those, two experimental plots were selected, in which tensiometers and of plaster block were installed as sensors for monitoring of the time variation of the soil water tension. Intensive field word campaigns were carried out in during irrigation shifts. The deep percolation (height of water percolated to bellow the root zone) was estimated using Darcy’s Equation adapted for the flow in the soil unsaturated zone. The losses occurred in the irrigation process were quantified using the variables: depth of water actually pumped, the sprinkled deep of water, water deep that reach the ground, interception (estimated by Horton’s empirical equation), the actual evapotranspiration of the culture and the percolation. Analyzing the obtained results a low efficiency of the sprinkler irrigation systems used in the areas was verified. Also was verified that there were great losses in the system (losses by leakage), in sprinkling (losses by scattering and evaporation) and in the application of the water on the experimental parcel (deep of water applied in excess and deep percolation). In almost all the irrigated cultures studied it is necessary to rationalize the irrigation in view of the importance of the waters of his catchment for supplying Brasília.

SÉRGIO KOIDE

Luiz Rafael Palmier

Nabil Joseph Eid

Balanço Hídrico , Fluxo de Água na Zona Não Saturada , Modelagem Numérica , Solo