» REMOÇÃO DO INDICADOR Clostridium perfringens E DE OOCISTOS DE Cryptosporidium parvum POR MEIO DA FILTRAÇÃO LENTA – AVALIAÇÃO EM ESCALA PILOTOCRISTIANE CAMPOS PERALTA

A filtração lenta consiste em um sistema de tratamento de água apropriado para as condições brasileiras, principalmente em regiões rurais e comunidades de pequeno e médio porte, por ser um sistema de concepção e operação simples e muito efetivo na remoção de patógenos. Dentre os microorganismos emergentes e causadores de doenças de veiculação hídrica, encontra-se o protozoário Cryptosporidium, que é comumente identificado como agente etiológico da criptosporidiose humana, atingindo principalmente crianças menores de cinco anos, idosos e indivíduos com o sistema de imunidade comprometido. No Brasil, não é conhecida a verdadeira dimensão da ocorrência de oocistos de Cryptosporidium tanto em mananciais de abastecimento como em águas tratadas. Também poucas pesquisas vêm sendo desenvolvidas sobre sua remoção em tratamento de água. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo contribuir no processo de investigação e avaliação da capacidade de remoção de oocistos de Cryptosporidium parvum pelo tratamento por filtração lenta de águas brutas. O trabalho experimental foi desenvolvido em escala piloto, utilizando dois filtros lentos de areia que operaram em paralelo, continuamente, e com taxa de filtração de 3 m3/m2.d. A água base para alimentação dos filtros era proveniente do lago Paranoá, na qual foi periodicamente inoculados o indicador Clostridium perfringens e oocistos de Cryptosporidium parvum. O processo de tratamento de água por filtração lenta mostrou-se muito eficiente na remoção dos microorganismos. As maiores eficiências de remoção obtidas foram para os coliformes totais, na faixa de 98,88% a 100% e E. coli de 93,08 a 100%, seguidas pela remoção de oocistos de Cryptosporidium parvum, apresentando de 98,41% a 99,91% enquanto as menores eficiências de remoção foram observadas para o indicador Clostridium perfringens variando de 91,03% a 97,29%.

The slow filtration is an appropriate water treatment technology for the Brazilian reality, particularly in rural areas and small and mid-sized communities. It is a for simple conception and operation system and it is very effective for pathogens removal. Cryptosporidium, which is responsible for a disease known as cryptosporidiosis, is considered an emerging pathogen and the risk of waterborne transmission of this microorganism is a serious global issue. Infection is more common in children under five years old, aged people, immunocompetent and immunocompromised persons. In Brazil, the true dimension of occurrence of Cryptosporidium in raw and treated waters is not known, and little research has been developed to evaluate its removal by different water treatment processes. In this scenario, this work evaluated the removal of oocysts of Cryptosporidium parvum by slow sand filtration aiming to contribute for the understanding of this process potential. Pilot-scale experiments were performed using two slow sand filters. These filters were continuously operated in parallel with filtration rate of 3m3/m2.d. Raw water was taken from Paranoá Lake (Brasília-DF-Brazil) and was spiked with oocysts of Cryptosporidium parvum and the Clostridium perfringens indicator. The slow sand filtration water treatment process shows efficient for microbial removal. Higher removal efficiency was obtained for total coliforms from 98,95 to 100%, and E. coli from 93,3% to 100%. The comparison study conduct to evaluated the removal efficiency of oocysts of Cryptosporidium parvum and Clostridium perfrigens showed a removal efficiency from 98,41% to 99,91%, and from 91,03% to 97,29%, respectively.

CRISTINA CELIA SILVEIRA BRANDÃO

Léo Heller

Marco Antonio Almeida de Souza

Clostridium perfringens , Cryptosporidium parvum , Filtração lenta , Tratamento de água