» APLICAÇÃO DO SISTEMA COMBINADO POR FILTRO ANAERÓBIO SEGUIDO DE BIOFILTRO AERADO SUBMERSO AO TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS DE UNIDADES RESIDENCIAIS UNIFAMILIARESThallyta Manuela Rosário da Silva

Metade da população brasileira não possui rede de coleta de esgoto, contaminando solos,
rios, mananciais e praias, com impacto direto à saúde pública, causando inúmeras doenças, entre elas a diarreia, hepatite A e poliomielite, atingindo todas as idades, porém as crianças são as mais afetadas. Frente a essa realidade foi idealizado um sistema combinado de tratamento de esgotos construído em escala de bancada, por Filtro Anaeróbio (FAn) seguido de Biofiltro Aerado Submerso (BAS), cujos volumes útil foi de aproximadamente 20 litros e 9 litros, respectivamente, utilizando como meio suporte espuma de poliuretano envolta em anel de polipropileno, o sistema foi operado por um período de 115 dias e teve o seu desempenho avaliado ao tratar água residuária sintética (ARS) simulando um esgoto sanitário, proveniente de tanque imhoff, de uma unidade residencial unifamiliar. Durante a fase de partida, inicialmente, o sistema operou com vazão média de 0,02 m³/d, e teve aumentada a vazão para 0,04 m³/d na fase de equilíbrio dinâmico. Na fase estabilizada, que teve duração de 67 dias, o sistema operou com Taxa de Aplicação Superficial (TAS) de 0,6 e 1,3 m³/m².d, no FAn e BAS, respectivamente, e apresentou eficiência global média de remoção de 97% de DBO5 com concentração média do efluente de 12 mg/L, 94% de DQO com concentração média do efluente de 30 mg/L, 89% de SST com concentração média do efluente de 6 mg/L, 100% de SSed, 94% de nitrogênio total com concentração média do efluente de 4 mg/L. A produção de lodo foi estimada em 0,03 kgSST/KgDQOaplicada para o FAn e 0,06 kgSST/KgDQOaplicada para BAS. O efluente desse sistema combinado de tratamento de esgotos, nas condições em que operou, apresentou redução da produção de lodo e atendeu as condições e padrões de Temperatura, pH, DBO, SST e SSed previstos pela legislação brasileira, podendo ser lançado em corpos d’água. Portanto, o sistema combinado de tratamento de esgotos por FAn seguido de BAS, com meio suporte constituído por espuma de poliuretano envolta em anel de polipropileno, se mostrou uma alternativa eficiente para tratamento de esgoto doméstico unifamiliar, previamente tratado por tanque imhoff.

Half of the Brazilian population does not have a available sewerage system, defiling soil, rivers, springs and beaches, with direct impact on public health, causing numerous diseases, like diarrhea, hepatitis A and poliomyelitis, reaching all ages, although children are the most affected. Facing this situation, it was designed a combined system of sewerage treatment built in bench scale, A combined treatment system composed by Anaerobic Filter (AnF) followed by Submerged Aerated Biofilter (BAS) was conceived, dimensioned and built in bench scale, using a support consisted of polyurethane foam wrapped by polypropylene ring. This combined system was operated and had evaluated its performance when treating synthetic wastewater simulating sewage from a household (SWW). This treatment system was monitored for 115 days. During the inoculation phase, this system initially operated with a 0.02 m³/d flow rate, and, after this, with 0.04 m³/d, during the stabilized phase. During the stabilized phase, which lasted 67 days, the system operated with a 0.6 and 1.3 m³/m².d TAS, in AnF and BAS respectively, and obtained an average global efficiency of BOD5 removal of 97% with an effluent average concentration of 12 mg/L, 94% of COD removal with an effluent average concentration of 30 mg/L, 89% of TSS removal with an effluent average concentration of 6 mg/L, 100% of SSed. The production of sludge was estimated in 0.03 kgSST/kgCOD for the AnF and 0.06 kgSST/kgCOD for the BAS. This combined sewage treatment system presented low sludge production and reached the limits of sanitary sewage release in water bodies to analyzed characteristics of Temperature, pH, COD, BOD, TSS and SSed, considering the Brazilian standards for waterbodies protection. Therefore, the combined treatment system composed by Anaerobic Filter (AnF) followed by Submerged Aerated Biofilter (BAS) has shown to be an efficient alternative to the treatment of domestic sewage from households, previously treated by imhoff tank.

MARCO ANTONIO ALMEIDA DE SOUZA

Douglas José da Silva

Ariuska Karla Barbosa Amorim

Biofiltro Aeróbio Submerso , Filtro Anaeróbio , Redução da produção de lodo , Sistema combinado para tratamento de esgotos